Após 22 anos, justiça manda desbloquear área que impedia regularização de condomínios

Publicado em

Uma decisão do juiz da Vara de Registros Públicos, Ricardo Norio Daitoku proferida nesta quarta-feira (03), julgou improcedente a Medida Cautelar e a Ação Civil Pública, demandadas em 1.999 pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

As ações do MPDFT,  iniciadas há 22 anos, pedia o bloqueio de uma área particular em comum com a Terracap de 527 hectares na região do Lago Sul.

LEIA MAIS

ATENÇÃO! Vacinação em casa no Distrito Federal por meio do Telecovid; saiba como fazer

O MP pedia ainda  o cancelamento do registro imobiliário das terras inscritas sob matrícula n. 16.262, do Cartório de Registro de Imóveis do 2°Oficio de Brasília.

Com a sentença judicial, a matrícula n. 16.262 está livre e desimpedida, não havendo mais qualquer restrição para os proprietários.

O juiz entendeu que houve vício na escritura pública de desapropriação realizada pelo cartório.

O advogado Mario Gilberto Oliveira (foto), um dos maiores especialistas em direito fundiário em Brasília, disse que a decisão proferida pelo juiz da Vara de Registros Públicos, além  de beneficiar vários condomínios (entre eles o Villages Alvorada, Pausada das Andorinhas, Dom Bosco  e parte do Mini-chácaras do Lago Sul), também dará a possibilidade de a Terracap promover, por meio da lei 13.465/2017, a venda direta de lotes aos moradores de parcelamentos irregulares  ainda existentes na região.

VEJA AQUI A DECISÃO:

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para...

Mais Radar

Terracap convoca interessados para venda de lotes no Ville de Montagne

A Terracap anunciou a regularização de 402 lotes de terrenos localizados...

Justiça ordena demolição do Mini-Chácaras; moradores recorrem de decisão

Moradores recorrem de decisão judicial proferida pela Vara do Meio Ambiente que ordena a demolição de casas e comércios. Alegam falta de defesa e citam leis que permitem a regularização de loteamentos antigos. Caso vai ao TJDFT.

Ibaneis sanciona lei para regularização de terras rurais no DF

A nova lei que facilita a regularização de terras rurais, beneficiando produtores de baixa renda e áreas como Planaltina e Brazlândia, garantindo escrituras e segurança jurídica no campo.

Lei de Ibaneis regulariza muros e portarias de condomínios fechados no DF

Novo Projeto de Lei de autoria encaminhado pelo governador Ibaneis regulariza condomínios fechados no DF, garantindo a manutenção de muros e portarias já existentes. A medida reforça a segurança dos moradores e traz clareza jurídica para essas áreas.

Advogado Mário Gilberto: Impactos da Lei 6.766/79 nos condomínios do DF

Segundo o advogado a participação popular dos moradores de condomínios pode contribuir para aprimorar o projeto de lei da SEDUH/DF e assegurar que a regulamentação atenda às necessidades locais, preservando os direitos dos condôminos, sem prejudicar a segurança jurídica e o bem-estar das comunidades.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»