O ASSUNTO É

Voto facultativo, em que o eleitor não é obrigado votar, pode ser decisivo

Publicado em

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um em cada sete eleitores brasileiros não é obrigado a comparecer às urnas em 2022.

O percentual de voto facultativo, que vinha caindo nas últimas eleições, voltou a subir e pode ser decisivo para a escolha do próximo presidente, segundo especialista.

A Constituição diz que o voto é opcional para analfabetos, eleitores com 16 ou 17 anos e aqueles que têm 70 anos ou mais.

O total de eleitores registrados nas eleições de 2022, que não são obrigados a votar é de 20,9 milhões, o que representa 13,4% do eleitorado total.

Há 4 anos foram 17,8 milhões com voto opcional, o equivalente a 12,1% do total. O percentual deste ano é o maior registrado em eleições nacionais desde 2002, quando foi de 13,5%.

O voto facultativo voltou a subir após vinte anos, revertendo uma tendência de queda nas últimas disputas presidenciais.

Por falta de informações precisas na base de dados sobre o grau de escolaridade dos eleitores, não é possível fazer uma análise anterior a 2002.

Mesmo com a taxa de eleitores analfabetos diminuindo, ela é compensada pelo maior número de idosos e pelo aumento recorde de jovens que buscaram tirar o título.

A cientista política Maria do Socorro Braga, acredita que o voto facultativo pode ter peso decisivo neste ano, por se tratar de uma disputa entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Para a professora da UFSCar “é um contexto muito singular de polarização, talvez inédito, e isso mobiliza seja os eleitores mais jovens quanto os mais idosos. As pessoas estão dando mais valor ao ato de votar, sentindo o quanto esse ato pode mudar a direção do país”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rendimento de trabalhador rural sobe 5,5% no 1º trimestre

 O Anuário Estatístico da Agricultura Familiar contabiliza que o rendimento médio mensal dos trabalhadores da agropecuária cresceu 5,5% no primeiro trimestre na comparação com...

Mais Radar

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Últimas do Radar