O ASSUNTO É

VIGILANTE ACIONA GOVERNO ROLLEMBERG POR DESCUMPRIMENTO À LEI ORGÂNICA DO DF

Publicado em

chico34O deputado Chico Vigilante representou contra o GDF junto ao Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) por descumprimento da Lei Orgânica do DF. O governador Rodrigo Rollemberg ainda não encaminhou para a apreciação do Legislativo o Projeto de Lei Complementar que trata da Lei de Uso e ocupação do Solo (LUOS).

                                                        

LETRA De acordo com a legislação, o projeto da LUOS deveria ser encaminhado à CLDF em um prazo de até dois anos a partir da vigência do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), aprovado em meados de 2009.

A matéria estava em discussão na Câmara desde 2013, enviada pelo então governador Agnelo Queiroz, mas foi retirada por Rollemberg, em fevereiro de 2015, sem perspectiva de retorno para avaliação dos parlamentares. A Luos é um instrumento de planejamento urbano, explica Vigilante, que complementa o PDOT.

“Este é um dos mais importantes projetos para a população do Distrito Federal. Ele possibilitará a regularização de milhares de atividades comerciais em todas as Regiões Administrativas”, ponderou.

Segundo o deputado, atualmente 100 mil empresas em todo o DF aguardam a regularização legal para retirar alvarás de funcionamento. A aprovação da Luos deve solucionar o problema e viabilizar a geração de emprego e renda.  Além disso, o projeto também prevê a regularização dos condomínios horizontais do DF.

Nos dois anos em que tramitou no Legislativo foram realizadas diversas audiências públicas em várias regiões administrativas do DF. Ao todo, foram apresentadas 195 emendas de parlamentares à proposta original. Com isso, Vigilante entende que o debate com a sociedade em relação à Luos já está bastante avançado, o que lhe garante condições de ser apreciado pelos deputados distritais.

Postado por Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Registro de técnicos no CFT/CRT sobe 1.594,59% em 5 anos

Nos últimos cinco anos, o percentual de profissionais formados em cursos técnicos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e registrados no Sistema CFT/CRTs, que...

Mais Radar

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Senado: CMA avaliará subcomissão para acompanhar a COP 30 em Belém

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado analisará o requisito...

Roosevelt assume PL na CLDF e mantém pautas conservadoras

O deputado distrital é oficializado como novo líder do PL-DF na CLDF e promete condução dos trabalhos com compromisso e firmeza. Roosevelt reforça a defesa da família, da ética e se opõe a pautas como a legalização das drogas e do aborto.

Eduardo Pedrosa propõe veto a artistas que fazem músicas exaltando o crime

Projeto de lei na CLDF propõe barrar financiamento público para artistas que fazem apologia ao crime. A iniciativa gerou descontentamento com deputados que defendem gostos musicais que cultuam o crime organizado, tráfico de drogas e a pedofilia.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->