O ASSUNTO É

Vanderlan pede que seja aprovada permissão para compra de vacinas pelo setor privado

Publicado em

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) usou a tribuna virtual do Senado Federal, nesta quarta-feira (31), para solicitar a inclusão na pauta da Sessão Plenária da próxima semana, do PL 1033/2021, que visa permitir que empresas públicas e privadas comprem vacinas contra a Covid-19 e doem 50% ao SUS.

De acordo com Vanderlan, a Lei 14.125, promulgada no último dia 10 de março, autoriza que empresas privadas comprem diretamente a vacina para combater o Covid-19.

LEIA MAIS

DECISÃO CASSADA! Ibaneis ganha na justiça e comércio do DF vai continuar funcionando

Porém 100 % das doses devem ser doadas ao SUS até que a vacinação do grupo prioritário seja finalizada.

O  senador entende que as expectativas do Plano Nacional de Imunização ainda não foram atingidas e que, até o momento, pouco mais de 8% da população brasileira foi vacinada.

“Nós precisamos abrir novas frentes para acelerar a vacinação contra a covid-19 no Brasil. A cada dia, batemos novos recordes de mortes e estamos beirando hoje quase 4 mil vidas perdidas em 24 horas. O tempo urge e precisamos agir”, disse.

“O nosso objetivo é permitir que empresas públicas e privadas possam comprar vacinas diretamente dos laboratórios para imunizar os seus funcionários e doar 50% das doses adquiridas ao SUS. É uma contribuição ao setor público, pois desafogará o sistema”, explicou o senador.

Sobre a oferta de vacinas no mercado nacional e internacional, Vanderlan ponderou que é necessário agir com antecipação.

“Se não tiver vacina, as empresas não poderão comprar, mas se tiver, e a produção, sabemos, está aumentando, o projeto já estará aprovado e as empresas poderão comprar e contribuir com a vacinação. Não vamos precisar partir do zero”, salientou.

O presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, avaliou como “contemporâneo” o projeto do senador Vanderlan e disse que o tema será levado à reunião de líderes da próxima segunda-feira.

“O projeto de Vossa Excelência é um projeto contemporâneo, um projeto atual, em razão da situação nova de que há uma garantia de doses de vacinas contratadas ao longo deste ano para atender a população brasileira prioritária, mas é preciso alguns cuidados para preservar o Plano Nacional de Imunização. Mas é muito apropriado o seu projeto, a sua ideia, e, certamente, será debatida na reunião de líderes partidários da próxima segunda-feira”, destacou o presidente do Senado.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem se inscrever no projeto Enem Inclusivo e Especial. O programa é destinado aos...

Mais Radar

Vazio sanitário da soja começa no dia 27 de junho em Goiás

Até o dia 24 de setembro, estão proibidos o cultivo e a manutenção de plantas vivas de soja, inclusive as tigueras – aquelas que germinam espontaneamente após a colheita.

Goiás: Centro de Apoio ao Romeiro será inaugurado no dia 26 de junho

Com 4,2 mil metros quadrados, o espaço do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) recebe os últimos preparativos para sua inauguração no próximo dia 26, às 15 horas.

Goiás: Unidades de saúde têm funcionamento alterado no feriado

As unidades de saúde estaduais terão o funcionamento alterado devido ao...

Caiado sanciona lei de promoções na PM e Bombeiros de Goiás

O governador Ronaldo Caiado sancionou, nesta quinta-feira (12/06), a lei que...

Goiás: Atendimentos do Ipasgo Clínicas Saúde Mental são transferidos

Novo espaço conta com 12 consultórios, nos quais serão realizados atendimentos em psiquiatria e psicologia. Nova estrutura foi planejada para oferecer mais conforto, acolhimento e praticidade, tanto para pacientes quanto para colaboradores.

Últimas do Radar