O ASSUNTO É

TSE decide intensificar combate à violência de gênero nas redes sociais

Publicado em

Candidatas e políticas já eleitas têm denunciado à polícia em diversos estados casos de perseguições, injúrias e ameaças nas redes sociais.

Diante disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu intensificar o combate à violência de gênero cometida nas redes sociais durante o período eleitoral deste ano.

Oito casos desse tipo levaram o Tribunal a criar um grupo de trabalho para propor medidas contra a violência de gênero. O projeto foi iniciado em junho.

Diante dos dados, o TSE está formatando com as plataformas digitais as ferramentas necessárias para combater a violência virtual.

Com o objetivo de intensificar o combate a esse tipo de agressão, será desenvolvida uma ferramenta para denunciar casos de violência de gênero nas redes sociais.

A ideia é tratar esse tipo de conteúdo com o mesmo rigor dado às fake news, com previsão de investigação sobre os autores e retirada de conteúdo do ar.

Técnicos também estão garantindo que, a partir de um programa específico, as postagens possam continuar na rede para que o conteúdo possa embasar as investigações.

A empresa Meta, que controla Facebook, WhatsApp e Instagram lançou no mês passado um guia sobre esse tipo de ataque a mulheres, com apoio do TSE.

O guia, que também conta com a organização Women’s Democracy Network (WDN), servirá para que mulheres possam se conectar e se expressar com segurança nas redes sociais.

Dentre as ações que podem ser consideradas agressões, está a distribuição de imagens íntimas sem consentimento, assédio, discurso de ódio e outras ameaças, segundo o TSE.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rendimento de trabalhador rural sobe 5,5% no 1º trimestre

 O Anuário Estatístico da Agricultura Familiar contabiliza que o rendimento médio mensal dos trabalhadores da agropecuária cresceu 5,5% no primeiro trimestre na comparação com...

Mais Radar

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Últimas do Radar