O ASSUNTO É

Roosevelt propõe regras contra fraudes com termos cartoriais

Publicado em

Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, em segundo turno, o Projeto de Lei n° 130/2023, de autoria do deputado Roosevelt Vilela (PL) que busca regular o uso de termos como “cartório”, “cartório extrajudicial”, “tabelionato”, “serventia” e “serventia extrajudicial”.

Roosevelt explicou que a expansão das assinaturas digitais resultou no aumento de intermediários que oferecem serviços semelhantes aos realizados por cartórios oficiais.

Essa prática, segundo o parlamentar, pode enganar os consumidores ao sugerir que se trata de serviços públicos regulamentados pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), quando, na verdade, são atos particulares. Ele alertou que essa ambiguidade pode abrir espaço para fraudes e estelionato.

“Muitos consumidores acabam sendo atraídos por termos como reconhecimento de firma, autenticação e protesto, acreditando que os serviços oferecidos são supervisionados por cartórios oficiais. Na realidade, são atos privados, sem a fiscalização do Judiciário”, destacou Roosevelt.

O projeto também atende a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que sugeriu aos estados regulamentares essas práticas.

Estados como Maranhão, Santa Catarina e Paraná já implementaram normas semelhantes.

Contudo, o Distrito Federal ainda não dispunha de uma legislação específica para impedir que particulares usassem terminologias de forma enganosa.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Cultura movimenta economia e alcança todas as regiões do DF em 2025

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) promoveu e apoiou uma série de eventos que combinaram acesso democrático, valorização da produção local e...

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar