O ASSUNTO É

Roosevelt propõe regras contra fraudes com termos cartoriais

Publicado em

Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, em segundo turno, o Projeto de Lei n° 130/2023, de autoria do deputado Roosevelt Vilela (PL) que busca regular o uso de termos como “cartório”, “cartório extrajudicial”, “tabelionato”, “serventia” e “serventia extrajudicial”.

Roosevelt explicou que a expansão das assinaturas digitais resultou no aumento de intermediários que oferecem serviços semelhantes aos realizados por cartórios oficiais.

Essa prática, segundo o parlamentar, pode enganar os consumidores ao sugerir que se trata de serviços públicos regulamentados pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), quando, na verdade, são atos particulares. Ele alertou que essa ambiguidade pode abrir espaço para fraudes e estelionato.

“Muitos consumidores acabam sendo atraídos por termos como reconhecimento de firma, autenticação e protesto, acreditando que os serviços oferecidos são supervisionados por cartórios oficiais. Na realidade, são atos privados, sem a fiscalização do Judiciário”, destacou Roosevelt.

O projeto também atende a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que sugeriu aos estados regulamentares essas práticas.

Estados como Maranhão, Santa Catarina e Paraná já implementaram normas semelhantes.

Contudo, o Distrito Federal ainda não dispunha de uma legislação específica para impedir que particulares usassem terminologias de forma enganosa.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Seleção brasileira se prepara para jogos das Eliminatórias

Quarta colocada na classificação geral, a Seleção Brasileira visita a Venezuela (8ª) nesta quinta-feira (14), às 18h (horário de Brasília), no Monumental de Manturín....

Mais Radar

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Fábio Felix diz que corte no orçamento agrava déficit habitacional no DF

De acordo com o deputado distrital, o corte no orçamento de 2025 agravará ainda mais a falta de moradia adequada para milhares de famílias que vivem em áreas precárias e sem infraestrutura.

Toni Duarte recebe título de Cidadão Honorário de Brasília na CLDF

Em sessão solene da CLDF, presidida por Eduardo Pedrosa, o jornalista maranhense Toni Duarte recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília, honraria que registra sua contribuição ao jornalismo e à capital federal. Autoridades como o senador Edson Lobão e o vice-presidente do TJDFT, Roberval Belinatti, participaram do ato solene.

Damares Alves destina R$ 3,6 milhões para novo Caps no Gama

A senadora destina R$ 3,6 milhões para as obras que começarão em novembro. Outras unidades também serão construídas em Ceilândia, Guará, Taguatinga e Recanto das Emas com recursos oriundos das emendas da senadora brasileira.

Eleitores não podem ser presos a partir desta terça

A partir desta terça-feira (22), os eleitores não poderão ser presos,...

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»