O ASSUNTO É

Roosevelt propõe regras contra fraudes com termos cartoriais

Publicado em

Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, em segundo turno, o Projeto de Lei n° 130/2023, de autoria do deputado Roosevelt Vilela (PL) que busca regular o uso de termos como “cartório”, “cartório extrajudicial”, “tabelionato”, “serventia” e “serventia extrajudicial”.

Roosevelt explicou que a expansão das assinaturas digitais resultou no aumento de intermediários que oferecem serviços semelhantes aos realizados por cartórios oficiais.

Essa prática, segundo o parlamentar, pode enganar os consumidores ao sugerir que se trata de serviços públicos regulamentados pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), quando, na verdade, são atos particulares. Ele alertou que essa ambiguidade pode abrir espaço para fraudes e estelionato.

“Muitos consumidores acabam sendo atraídos por termos como reconhecimento de firma, autenticação e protesto, acreditando que os serviços oferecidos são supervisionados por cartórios oficiais. Na realidade, são atos privados, sem a fiscalização do Judiciário”, destacou Roosevelt.

O projeto também atende a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que sugeriu aos estados regulamentares essas práticas.

Estados como Maranhão, Santa Catarina e Paraná já implementaram normas semelhantes.

Contudo, o Distrito Federal ainda não dispunha de uma legislação específica para impedir que particulares usassem terminologias de forma enganosa.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

São Paulo estreia bem e vence Talleres na Argentina pela Libertadores

Tradição não se discute. E foi com essa premissa que o São Paulo levou a melhor contra o Talleres, em Córdoba, na noite desta...

Mais Radar

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Senado: CMA avaliará subcomissão para acompanhar a COP 30 em Belém

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado analisará o requisito...

Roosevelt assume PL na CLDF e mantém pautas conservadoras

O deputado distrital é oficializado como novo líder do PL-DF na CLDF e promete condução dos trabalhos com compromisso e firmeza. Roosevelt reforça a defesa da família, da ética e se opõe a pautas como a legalização das drogas e do aborto.

Últimas do Radar