O advogado e pré-candidato a deputado distrital Carlos Alberto Araújo Souza (Avante), deverá ingressar na próxima semana com uma provocação ao Ministério Público do Distrito Federal, para obrigar os deputados distritais a votarem uma resolução da mesa-diretora da Câmara Legislativa que põe um fim na verba indenizatória. O advogado classificou o penduricalho como “imoral e inaceitável” e que a falta de quórum para votar a medida “é um deboche contra a população”
Por Toni Duarte/RADAR-DF
A próxima terça-feira (27), a atenção da sociedade brasiliense estará voltada para o plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Nesse dia entrará em pauta de votação no plenário, pela oitava vez, a proposta de iniciativa do presidente da Casa, Joe Valle, referendada por todos os membros da mesa-diretora, que decreta o fim da verba indenizatória.
Por este penduricalho, cada um dos 24 distritais têm direito a R$ 25,3 mil mensais para pagar aluguel de seus escritórios pessoais, compra de material de expediente, aluguel de carro e compra de combustível.
Alguns ainda vão mais além na gastança: pagam churrasco em restaurante e festinha de aniversários. A farra chega a quase R$ 7,3 milhões anuais aos cofres públicos.
“Há um comportamento claro de sabotagem por parte da maioria dos deputados que manobra para que não haja quórum para ser votada a medida que é do interesse da sociedade. É o contribuinte que arca com esses custos”, disse o advogado, Carlos Alberto Araújo Souza.
O advogado que disputará, em outubro, uma das 24 cadeiras do legislativo local, afirmou que se o boicote continuar, ele irá provocar o MP a propor uma ação civil pública para proteger os interesses difusos e coletivos da população.
Ele classificou o comportamento dos parlamentares que desaparecem do plenário para não votar na medida que acaba com a verba indenizatória, como ato “ estupido e insensato.
“Antes de se tornarem deputados nenhum deles contava com esse tipo de benesses”, lembrou Dr. Carlos Alberto Araujo.
Ele disse ainda que a Câmara Legislativa carrega nos ombros a antipatia da população do DF, porque, historicamente, sempre esteve envolvida com escândalos que acaba por atingir a imagem do parlamento.
“São iniciativas como a do presidente Joe Valle que pode resgatar uma melhor relação de confiança entre o Poder Legislativo e a sociedade. A medida que põe um fim nesse tipo de farra do dinheiro publico é digna de aplauso. Quanto a sabotagem orquestrada por aqueles que não aceitam perder o penduricalho é digno de reprovação popular e terão que ajustar suas contas na próxima eleição”, afirmou o advogado Carlos Alberto Araújo Souza.