O ASSUNTO É

POR TER QUE MEXER NO BOLSO, VIGILANTE É CONTRA O FIM DA VERBA DE GABINETE

Publicado em

O deputado Chico Vigilante (PT), reagiu com veemência contra a medida assinada pela mesa-diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que visa acabar com a ajuda de gabinete no valor de R$ 25,3 mil por mês aos 24 deputados distritais. O projeto foi apresentado durante a sessão plenária nesta quinta-feira (01/02), mas precisa ainda ser analisado

Por Toni Duarte

O corte que inclui despesas com aluguel de imóveis e veículos, compra de combustível e assessoria jurídica e que  vai gerar uma economia de R$ 12,5 milhões no orçamento da Casa, segundo anúncio feito pelo presidente Joe Valle (PDT), encheio de revolta  o deputado Chico Vigilante do PT. Ele  fez críticas a proposta.

Vigilante afirmou  que a prioridade  dos debates da Casa não pode ser em relação a verba indenizatória por haver problemas mais graves para serem  discutidos. Citou a violência nas escolas, hospitais que não funcionam, além dos buracos e mato que tomam conta das cidades do DF, problemas que segundo ele, os deputados deveriam se preocupar mais.

“Agora aparece a imprensa toda aqui para saber sobre o fim da verba indenizatória. Vamos ser claro no assunto. É fácil falar mal do Poder Legislativo e é fácil falar mal de deputados. Alguém, fala mal do Poder Judiciário? Alguém fala do Ministério Público? Alguém fala das cifras bilionárias do Poder Executivo? A Câmara tem um orçamento de 524 milhões de reais e o Executivo tem um orçamento de 42 bilhões de reais. Já foram verificar aonde está sendo aplicado?”, disse Vigilante se reportando aos jornalistas.

O deputado petista, de acordo com o “portal transparência” da CLDF,  está entre os 24 parlamentares  que mais torra a verba indenizatória, cujo limite é de 25,3 mil por mês. Outro campeão gastador é o distrital Ricardo Valle também do PT.

Chico Vigilante propôs que, em vez de se cortar a verba indenizatória, seja feito um estudo que permita reduzir os gastos totais da Câmara Legislativa.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

3ª edição Feira do Trabalho e do Campo agita Gama com atrações

Feira do Trabalho e do Campo movimenta o Gama com programação gratuita, empreendedorismo e valorização da agricultura familiar. Iniciativa fortalece a agricultura familiar, estimula o empreendedorismo e celebra o mês de aniversário da cidade.

Mais Radar

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Últimas do Radar