O ASSUNTO É

Okumoto acredita no esforço do legislativo para ajudar a salvar a saúde do DF

Publicado em

O Secretário de Saúde Osnei Okumoto, em entrevista coletiva concedida a um grupo de blogueiros de política do DF, afirmou que acredita no esforço da Câmara Legislativa, que se reúne na tarde desta quinta-feira (24/01),  para analisar o “pacote emergencial” do Executivo que visa melhorar a situação caótica do sistema de saúde do Distrito Federal

Por Toni Duarte//RADAR-DF

A atenção do governo Ibaneis, que hoje completa 24 dias no comando do Buriti, amanheceu voltada para o outro lado da rua, focada na Câmara Legislativa.

O primeiro compromisso do dia na agenda do secretário Osnei Okumoto foi o de se reunir com um grupo de influenciadores digitais no Palácio do Buriti,   para explicar porque o “pacote de emergência” do Executivo é importante para aumentar a capacidade de atendimento da população que sofre nas portas dos hospitais do DF.

Ele afirmou que o quadro da saúde pública do DF  é preocupante o que levou o governador Ibaneis Rocha a decretar medidas de emergenciais e que o apoio dos deputados distritais  pela aprovação das propostas é de fundamental importância para salvar o sistema de saúde.

“Atualmente  o sistema de saúde tem mais de mil leitos fechados, falta medicamentos e equipamentos, além da  maioria dos hospitais se encontrar  com a infraestrutura comprometida. Essa situação tem que ser resolvida com rapidez”, defendeu Okumoto..

O secretário esclareceu ainda que o governo não está criando nenhuma lei, como alguns setores da saúde se referem ao projeto emergencial, enviado pelo Executivo á Câmara Legislativa.

Ele disse que o modelo do Instituto Hospital de Base criado  em 2017, aprovado pela Câmara Legislativa, cuja  lei  foi considerada como constitucional pelo Poder Judiciário do Distrito Federal.

O que o governo pretende agora , segundo o secretário, é  melhorar o atendimento médico aos que precisam é estender esse modelo. De acordo com Okumoto, o IHB está dando certo,  têm a aprovação da população, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Exata Opinião.

A pesquisa realizada em dezembro de 2018,  aponta que 44,5% dos 1.050 entrevistados, afirmam  que o Hospital de Base ficou bem melhor do que antes de ser transformado em Instituto. VEJA A PESQUISA :

[pdf-embedder url=”https://www.radardf.com.br/wp-content/uploads/2019/01/PESQUISA_SATISFAÇÃO-INSTITUTO-HOSPITAL-DE-BASE-DEZ2018_F1-1.pdf” title=”PESQUISA_SATISFAÇÃO INSTITUTO HOSPITAL DE BASE – DEZ2018_F1″]

Okumoto garantiu que o projeto emergencial, voltado para saúde,  contempla a realização de concursos e que algumas contratações pontuais terão que ser feitas para ajustar o sistema e fortalecer algumas áreas críticas por falta de profissionais.

“A atenção pública de saúde jamais será privatizada. O governador Ibaneis quer oferecer o melhor para a população e isso só pode ser feito se o sistema de saúde pública sair do estado agonizante, uma herança deixada pelo governo passado”, apontou Osnei Okumoto.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF lança edital de acolhimento para população em situação de rua

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) publicou edital de chamamento público nº 2/2024 para celebrar o Termo de Colaboração com Organizações da Sociedade Civil...

Mais Radar

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Deputado distrital receberá marca-passo após passar por desmaios

A informação foi confirmada pelo gabinete do parlamentar. Após dois episódios de desmaio, Cardoso foi hospitalizado ontem para exames.

Proposta de Eduardo Pedrosa institui Dia do Agente de Trânsito do DF

Segundo o deputado, a valorização desses servidores é vital para a promoção de uma convivência harmoniosa e responsável nas vias.

Roosevelt Vilela defende a manutenção do Programa PERSE

Durante um debate em Brasília, o presidente da Comissão de Turismo da CLDF, criticou a decisão do governo federal de encerrar as isenções fiscais previstas no programa, alertando para os riscos de desemprego em massa no setor de hotelaria e de eventos, especialmente no Distrito Federal.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»