O ASSUNTO É

Nem com Ibaneis, nem com Eliana: Paulo Octávio não é candidato.Saiba porquê!

Publicado em

Ninguém sabe para que lado irá ficar o PP-DF: se continua na coligação de Ibaneis Rocha, pré-candidato a governador pelo MDB, ou se vai para o colo da empresária e ex-deputada distrital Eliana Pedrosa, pré-candidata ao mesmo cargo pelo Pros. No entanto, uma decisão já está tomada: o empresário Paulo Octávio não será mais candidato nestas eleições pelo Partido Progressista

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Uma decisão tomada nesta tarde de segunda-feira (13/08), pelo ex-vice-governador Paulo Octávio (PP), causou surpresa aos dirigentes da coligação liderada pelo MDB que tinha o PP como parceiro, bem como para a coligação liderada por Eliana Pedrosa, que briga para ter o Partido Progressista ao seu lado nestas eleições.

Uma fonte ligada ao empresário Paulo Octávio, informou que a decisão do politico de não ser mais candidato a nada, foi tomada logo em seguida a matéria publicada pelo Radar sobre uma negociação que vinha sendo feita nas últimas 24 horas entre o empresário brasiliense, o presidente do Pros, Eurípedes Júnior, a deputada Celina Leão e o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira.

Desde as convenções partidárias, encerradas no último dia 5, o nome de Paulo Octávio e da mulher dele, Anna Christina Kubitschek, ambos filiados ao PP, seguiam cotados um ou outro para compor a chapa construída por Tadeu Filippelli, presidente do MDB.

A chapa tem a frente o advogado e ex-presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha. Anna Christina Kubitschek por alguns momentos seria a vice.

Afastado desde fevereiro de 2010, quando renunciou ao cargo de governador interino do DF, o empresário Paulo Octávio voltou à cena política com  um nome certo para ocupar uma das duas vagas de senador na então chapa liderada pelo médico e ex-secretário de saúde Jofran Frejat.

No final do mês de junho desse ano, o Radar ouviu o especialista em direito eleitoral Herman Barbosa (48), sobre a possibilidade jurídica de o ex-vice-governador, que também já foi deputado federal e senador pelo DF,  disputar um cargo eletivo.

“Ele está livre de qualquer amarra jurídica que possa impedir a sua pré-candidatura ao Senado ou a qualquer outro cargo nas eleições desse ano”, disse Herman.

O advogado do Partido Progressista, garantiu que Paulo Octávio é definitivamente elegível por ter renunciado ao mandato de vice-governador, em fevereiro de 2010, antes que o processo que pedia a cassação dele na Câmara Legislativa se consumasse.

Um fato destacado como curioso por Hermam Barbosa é que Paulo Octávio não tem nenhuma outra condenação.

A decisão tomada hoje causou surpresa ao mundo político brasiliense. Em menos de 48 horas que faltam para encerrar o prazo de registros de candidaturas, para as eleições desse ano, os Kubitschek definitivamente anunciam que ficarão fora do jogo.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Celina dispara na disputa pelo Buriti, deixando o inelegível Arruda para trás

Celina Leão (PP) desponta como favorita na disputa pelo Buriti em 2026. A vice-governadora lidera todos os cenários da pesquisa IPESPE, consolidando sua força política e ampliando vantagem sobre os principais adversários.

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar