O ASSUNTO É

MPDFT notifica CLDF para retirar da pauta criação das Administrações do Sol Nascente e Arniqueiras

Publicado em

A  proposta de criação da região administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol que estava na pauta para ser votada pelo plenário da Câmara Legislativa nesta terça-feira (25/06), não ocorrerá enquanto não for regularizada as terras. A trava foi imposta por meio de uma notificação enviada ao governo e a CLDF hoje pelo Ministério Público do Distrito Federal

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Apesar de ser uma promessa de campanha do governador Ibaneis Rocha, a falta de dotação orçamentária para a criação das duas Administrações Regionais com mais 70 cargos de livre provimentos, e a não  regularização fundiária das terras fez com que o projeto de criação das regiões administrativas Sol Nascente/Pôr do Sol e Arniqueiras fosse retirado da pauta de votação que estava prevista para hoje.

Antes mesmo da reunião do colégio de líderes, a mesa diretora da Câmara Legislativa já havia decidido que iria retirar da pauta o projeto de iniciativa do governo Ibaneis.

O próprio governo vinha dando sinais de recuo em aprovar a proposta neste  momento de crise financeira, segundo os  técnicos da Secretaria de Fazenda

O GDF terá que pagar uma dívida, deixada por dois governos anteriores, como o pagamento da pecúnia para servidores que chega a um montante de  R$ 600 milhões.

Além do mais, o cofre do GDF sofreu uma baixa de R$ 700 milhões por ano, referente ao imposto de renda incidente sobre os contracheques de funcionários do Corpo de Bombeiros,  Polícia Civil e Polícia Militar.

Por causa da situação, o  governo do Distrito Federal resolveu ser  mais prudente e meter o pé no freio sobre a criação da Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol e da Administração Regional da Arniqueiras.

Os referidos projetos podem  ficar para o próximo ano, disse uma fonte do  governo ao Radar-DF.

Na reunião do colégio de líderes, ocorrida ontem, os distritais acertaram levar para o plenário a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2020 e o polêmico projeto que extingue as licenças-prêmios não gozadas transformadas em pecúnias.

Consultado pelo Radar o deputado João Hermeto (MDB), relator do projeto de criação da Região Administrativa do Sol Nascente, confirmou que o projeto não será mais levado para a apreciação do plenário.

Por enquanto o Sol Nascente e o Pôr do Sol seguem como bairros ligados a região administrativa de Ceilândia, comandada pelo deputado distrital e administrador regional Fernando Fernandes.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Um conselho? É preciso concertar (Reflexões sobre o CNJ)

"É preciso concertar para não precisarmos consertar um erro histórico de enfraquecer o Judiciário, ajudando a minar a democracia."

Mais Radar

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Deputado distrital receberá marca-passo após passar por desmaios

A informação foi confirmada pelo gabinete do parlamentar. Após dois episódios de desmaio, Cardoso foi hospitalizado ontem para exames.

Proposta de Eduardo Pedrosa institui Dia do Agente de Trânsito do DF

Segundo o deputado, a valorização desses servidores é vital para a promoção de uma convivência harmoniosa e responsável nas vias.

Roosevelt Vilela defende a manutenção do Programa PERSE

Durante um debate em Brasília, o presidente da Comissão de Turismo da CLDF, criticou a decisão do governo federal de encerrar as isenções fiscais previstas no programa, alertando para os riscos de desemprego em massa no setor de hotelaria e de eventos, especialmente no Distrito Federal.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»