O ASSUNTO É

Justiça do DF determina gratuidade do transporte público no 2° turno

Publicado em

Pensando em facilitar a mobilização dos eleitores no segundo turno, a Justiça do Distrito Federal determinou que o transporte público seja gratuito na capital no próximo domingo (30).

Acatando o pedido da Defensoria Pública, a decisão foi divulgada na tarde dessa segunda-feira (24). No documento, o juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros diz que a oferta é obrigação do poder público.

O metrô e os ônibus vão funcionar com catraca liberada, entre 6h e 19h. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), os coletivos vão circular nos horários da tabela de sábado, com reforço nas linhas mais demandadas. A área rual também será atendida.

Para o magistrado, o governo deve “assegurar uma gestão da cidade que harmonize a garantia do direito ao voto com a acessibilidade prática dos cidadãos, prover os meios para que seja ao menos facilitado o deslocamento das pessoas às seções eleitorais”.

Toda a rede de transporte público deve estar disponível à população durante o dia 30 de outubro, até o encerramento da eleição, como manda a determinação. Outra exigência, é que a frota seja suficiente para a atender a demanda de passageiros.

Na decisão diz também que “o custos com a medida de liberação das tarifas exclusivamente no dia e horário das eleições não seria tão extraordinários que não pudessem ser suportados pelo poder público, especialmente para o atendimento de necessidade política tão elementar como a de votar no dia das eleições”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Dupla que matou a tiros em Ceilândia pega mais de 40 anos de cadeia

O crime foi praticado por motivo torpe, decorrente de desavenças relacionadas ao tráfico de drogas e à grilagem de terras.

Mais Radar

Ricardo Vale pede mais agilidade na liberação de verbas culturais

Durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa na última terça-feira (30), Vale relatou a urgência da situação: "A pasta alegou falta de pessoal, mas a cultura não pode ser interrompida."

Daniel de Castro celebra em sessão solene 30 anos de servidores da CLDF

Durante o evento, o deputado enfatizou a importância desses servidores na transição para o mundo digital e na manutenção da transparência da Casa. Ele destacou que a dedicação deles é fundamental para a evolução da sociedade e do legislativo brasiliense.

Desembargador Roberval Belinati representa TJDFT em cerimônia na CLDF

Ao lado dos deputados Chico Vigilante (PT) e Wellington Luiz(MDB), Belinati, agindo como testemunha na assinatura, expressou otimismo quanto ao novo restaurante do Sesc na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»