O ASSUNTO É

Júlia Lucy instala Frente Parlamentar e GDF estuda firmar convênios para suprir demanda por creches

Publicado em

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) lançou nesta segunda-feira (22) a Frente Parlamentar da Primeira Infância com objetivo de reunir esforços em defesa de ações e políticas públicas voltadas a crianças de zero a seis anos. A criação da Frente Parlamentar foi de iniciativa da deputada distrital Júlia Lucy. Ana Paula Hoff, mulher do vice-governador Paco Brito, participou do lançamento do colegiado e garantiu que o GDF irá firmar convênios para suprir demanda por creches

RADAR-DF//Informações Agência Brasília

A deputada distrital Júlia Lucy, autora da iniciativa e presidente do novo colegiado, disse acreditar na importância das creches especialmente para aquelas famílias menos favorecidas.

“As crianças que têm recursos vão para creches onde podem desenvolver seu potencial. Enquanto isso, quem nasce em lares onde a dificuldade econômica é grande, não tem acesso ao ensino de qualidade. Isso não é justo e faz com que, no futuro, a concorrência entre esses brasileiros seja desleal”, exemplificou.

Por meio de dados e pesquisas internacionais, Júlia Lucy destacou que crianças estimuladas na primeira infância são menos propensas a criminalidade e, quando adultos, têm acesso a melhores empregos.

“Cada dólar investido na primeira infância, sete outros dólares são economizados em um período de cinco anos. Ou seja, direcionar recursos públicos para essa fase da vida não significa gastar; significa investir”.

Segundo a distrital, a Frente Parlamentar pretende se tornar um agregador de ideias e projetos que empurrem o Distrito Federal para a vanguarda.

“Muito além de mais vagas em creches, vamos defender políticas e ações de atenção as crianças, no sentido mais amplo o possível da expressão”.

Para Ana Paula Hoff, mulher do vice-governador Paco Brito que participou do ato de instalação da Frente Parlamentar, há uma grave carência de creches e serviços voltados à primeira infância que o governo pretende suprir por meio de convênios com o terceiro setor.

“A proposta não é apenas abrigar as crianças, mas principalmente ajudar no desenvolvimento de todas elas, com estímulo adequado e cuidado”, afirmou Ana Paula.

Durante a sessão solene, outros assuntos foram destacados como o acolhimento da profissional mãe no mercado de trabalho; o planejamento familiar; melhoria nos serviços de saúde do neonatal a infância; e a destinação das emendas parlamentares destinadas com exclusividade para a educação infantil.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Prazo para credenciamento de papelarias no CME termina neste domingo (19)

O prazo para as papelarias interessadas enviarem a documentação para participar do programa Cartão Material Escolar (CME), termina neste domingo (19), conforme edital de...

Mais Radar

Ricardo Vale pede mais agilidade na liberação de verbas culturais

Durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa na última terça-feira (30), Vale relatou a urgência da situação: "A pasta alegou falta de pessoal, mas a cultura não pode ser interrompida."

Daniel de Castro celebra em sessão solene 30 anos de servidores da CLDF

Durante o evento, o deputado enfatizou a importância desses servidores na transição para o mundo digital e na manutenção da transparência da Casa. Ele destacou que a dedicação deles é fundamental para a evolução da sociedade e do legislativo brasiliense.

Desembargador Roberval Belinati representa TJDFT em cerimônia na CLDF

Ao lado dos deputados Chico Vigilante (PT) e Wellington Luiz(MDB), Belinati, agindo como testemunha na assinatura, expressou otimismo quanto ao novo restaurante do Sesc na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»