O ASSUNTO É

Izalci nega que tenha se juntado a Arruda, para detonar pré-candidatura de Frejat

Publicado em

O pai  da cizânia dentro do PR-DF, que levou Jofran Frejat a pensar na desistência da corrida pelo Buriti, tem prenome, nome e sobrenome: José Roberto Arruda. Ele quis impor, como vice, na chapa majoritária do ex-secretário de saúde e líder em todas as pesquisas de intenção de voto, o tucano Izalci Lucas. No entanto, o deputado do PSDB, diz que não sabia e nem autorizou ninguém negociar em seu nome

Por Toni Duarte//RADAR-DF

O Radar procurou nesta segunda feira (16/07), o deputado federal Izalci Lucas, que declarou com todas as ênfases que não abre mão de ser pré-candidato a governador do Distrito Federal e não candidato a vice na chapa de Jofran Frejat.

Afirmou que nem sabia que Arruda, ex-governador do DF, inelegível por causa de uma penca de processos na justiça, estava negociando, sem a sua autorização, com o ex-governador de Goiás, e coordenador da campanha do presidenciável Geraldo Alckmin, a possibilidade de ele compor ao lado de Jofran Frejat, na disputa pelo Buriti. “Estive ontem (domingo) com Frejat”, disse o tucano.

Ele afirmou ao Radar que soube da negociação feita por Arruda e Marconi Perillo pela mídia.

No entanto os reais motivos da radical posição de Frejat, foi ter sido comunicado que Izalci seria o seu vice, noticia que chegou  a ele como um “prato-feito”.

“Com  a desistência de Frejat, tudo muda no tabuleiro político do DF. Se o PR nacional optar por se juntar com o PSDB nacional, tenho a possibilidade de ganhar a eleição com a ajuda do PR do DF. Vamos aguardar”, disse um Izalci cheio de esperança ao Radar.

A ajuda do PR-DF, a qual  Izalci se refere, subtende-se “ajuda de Arruda”.

Na famosa puxada de tapete contra Frejat, deputados do PR, como o federal Laerte Bessa, bem como os caciques dos principais partidos, como MDB, PP e DEM e Avante, que estão dentro da coligação de Jofran Frejat, não acreditam que o presidente nacional do Partido Republicano, Valdemar da Costa Neto, possa roer a corda, quando faltam poucos dias para as convenções e registros de candidaturas.

“Valdemar garantiu que o candidato pelo PR é Frejat. Fez isso na presença de todos os dirigentes de partido que formam a coligação em torno de Frejat”, afirmou Alberto Fraga, presidente do Democratas e pré-candidato ao Senado.

Neste domingo (15/07), os presidentes regionais dos referidos partidos, que estão desde muito sempre na aliança com Frejat, estiveram pela manhã em reunião na casa do ex-secretário de saúde.

O ato foi mais para prestar solidariedade e reafirmar que todos continuam  juntos, respeitando o prazo limite (até terça-feira, 17/07) solicitado por Frejat, quando ele se  decidirá  se vai continuar ou não como pré-candidato ao Buriti.

É fato que a ação realizada por Arruda, que se diz dono do PR no DF,  e de todo o eleitorado brasiliense, causou um prejuízo devastador a coligação que conta com um pré-candidato que está no topo das pesquisas para vencer as eleições de outubro.

É inegável que Arruda orquestrou o tempo todo para botar em lugar de destaque  a  mulher dele, Flávia Arruda, disputando o Buriti ou pelo menos sendo vice de alguém que fosse da sua extrema confiança. Frejat não é.

Alberto Fraga afirmou que espera que a decisão do PR nacional seja em favor da candidatura de Jofran Frejat e que o ex-secretário de saúde, que lidera a corrida ao Buriti, continue no páreo.

“Se for ao contrário, será um duro golpe aos partidos e suas nominatas, bem como para as milhares de pessoas que depositaram todas as suas esperanças e fé  em  Frejat, para comandar o Buriti e tirar Brasília do caos administrativo que foi submetida nos últimos oitos anos”, disse Fraga.

A estratégia do “careca”, segundo análise feita por um dirigente partidário, da coligação de Frejat, era a de emplacar Izalci Lucas como vice ou tirar do caminho o ex-secretário de saúde.

“Arruda quer ter um governador para chamar de seu. Para isso usa de todas as tramas e tramóias para se aboletar do Buriti”, disse um dirigente partidário em contato com o Radar.

Nestes  três dias de abstinência política do médico Jofran Frejat, que permanece em casa e com a agenda fechada, cresceu o assédio junto aos partidos que formam a coligação do ex-secretário de saúde.

Ontem, o governador Rodrigo Rollemberg (que comemorou a posição de Jofran Frejat como um presente de seu aniversário transcorrido na última sexta-feira (13), considerado o dia do azar), ligou para Paco Brito, presidente do Avante, para tomar um “cafezinho” e costurar um “acordo”.

Aceitei o convite, mas isso não significa que o Avante irá marchar ao lado do pior governador de Brasília. Não sou doido”, garantiu ao Radar.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Um conselho? É preciso concertar (Reflexões sobre o CNJ)

"É preciso concertar para não precisarmos consertar um erro histórico de enfraquecer o Judiciário, ajudando a minar a democracia."

Mais Radar

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Deputado distrital receberá marca-passo após passar por desmaios

A informação foi confirmada pelo gabinete do parlamentar. Após dois episódios de desmaio, Cardoso foi hospitalizado ontem para exames.

Proposta de Eduardo Pedrosa institui Dia do Agente de Trânsito do DF

Segundo o deputado, a valorização desses servidores é vital para a promoção de uma convivência harmoniosa e responsável nas vias.

Roosevelt Vilela defende a manutenção do Programa PERSE

Durante um debate em Brasília, o presidente da Comissão de Turismo da CLDF, criticou a decisão do governo federal de encerrar as isenções fiscais previstas no programa, alertando para os riscos de desemprego em massa no setor de hotelaria e de eventos, especialmente no Distrito Federal.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»