O ASSUNTO É

Investigação continuada na saúde cria mal-estar na oposição; alguns já pensam em desistir da CPI

Publicado em

A  Operação Gutemburgo realizada pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), em parceria com a Polícia Civil do DF, na manhã desta quinta-fera (10/9), silenciou deputados de oposição ao governo Ibaneis que querem a CPI da Pandemia.

Um esquema fraudulento, ocorrido entre os anos de 2009 a  2015, investigado pelo Gaeco do MPDTF e pela PCDF, sobre desvio de dinheiro da Secretaria de Saúde, que passa de meio bilhão de reais, caiu como uma bomba em cima da classe política do DF, principalmente sobre o grupo de deputados distritais que faz  oposição ao governo Ibaneis Rocha.

Distritais ligados a gestões anteriores, que assinaram um requerimento exigindo a instalação da CPI da Pandemia, que levou à prisão a cúpula da Secretaria de Saúde no último dia 25 do mês passado, já pensam em desistir da ideia.

O sentimento de tanto desestímulo, foi provocado pela  Operação Gutemburgo, detonada hoje pela manhã, para  cumprir 46 mandados de buscas contra 16 pessoas, ligadas a governos passados.

O  balde de água fria, derramado pelo MP e esqueletos devidamente enterrados,  serviram  para refrescar a memória de deputados que exigem hoje a instalação da CPI  pela Câmara Legislativa em cima da operação Falso Negativo.

A ação de hoje, trata-se de uma  investigação continuada, realizada pelo MPDFT na  pasta da saúde que fez emergir  a tona,  historias de corrupção abafadas e ocorridas em governos anteriores.

Distritais que querem investigar supostas fraudes, com a instalação da CPI da Pandemia, no passado  fecharam os olhos  e até trabalharam muito para abafar outras CPIs surgidas em  2015,  2016 e 2017.

Deputados governistas querem arrastar as investigações da Operação Gutemburgo para dentro da CPI da Pandemia, caso ela de fato for instalada.

O deputado Hermeto (PMDB) disse ao Radar-DF, nesta quinta-feira,  que está pronto para apresentar um requerimento pedindo que a Comissão Parlamentar de Inquérito seja mais abrangentes nas apurações dos fatos.

“Quero que a CPI da Pandemia seja mais profunda nas investigações,  incluindo no mesmo pacote os tenebrosos casos de corrupção que corroeram a saúde do DF no passado”, diz.

Até quem não é da base do governo seguirá pelo mesmo caminho.

É o caso da deputada Julia Luci (NOVO), uma das signatárias da CPI da Pandemia. Ela  afirmou não acreditar que a CPI da Pandemia seja instalada.

Mas se for, segundo ela, também apresentará requerimento para que seja apurado supostos casos de corrupção ocorridos em gestões passadas.

“O meu sentimento é de que, se  não foi instalada até agora, nada garante que a CPI, da qual sou signatária seja instalada em algum momento. Isso é muito ruim. A Casa  está parada, tem muita coisa  para se  votar e muitos problemas na cidade. Estou triste  com  tudo que esta acontecendo. Não sou da base do governo, mas sempre torço para que ele dê certo”, disse Julia Lucy.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Misógino deputado petista usa rede socias para difamar Celina Leão

O deputado distrital Gabriel Magno (PT) usou as redes sociais, pagas com recursos públicos, para difamar a vice-governadora Celina Leão (PP) através de memes misóginos. Ele demonstra profundo desprezo e preconceito contra a mulher.

Mais Radar

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Deputado distrital receberá marca-passo após passar por desmaios

A informação foi confirmada pelo gabinete do parlamentar. Após dois episódios de desmaio, Cardoso foi hospitalizado ontem para exames.

Proposta de Eduardo Pedrosa institui Dia do Agente de Trânsito do DF

Segundo o deputado, a valorização desses servidores é vital para a promoção de uma convivência harmoniosa e responsável nas vias.

Roosevelt Vilela defende a manutenção do Programa PERSE

Durante um debate em Brasília, o presidente da Comissão de Turismo da CLDF, criticou a decisão do governo federal de encerrar as isenções fiscais previstas no programa, alertando para os riscos de desemprego em massa no setor de hotelaria e de eventos, especialmente no Distrito Federal.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»