O ASSUNTO É

Filippelli defende realização de concurso público para fortalecimento das atividades sanitárias do DF

Publicado em

O deputado federal Tadeu Filippelli (MDB-DF) solicitou nesta segunda-feira (10), ao governador Ibaneis Rocha,  a realização de um concurso público para os cargos de carreira de auditor de atividades urbanas da Vigilância Sanitária do Distrito Federal.

O  parlamentar acredita que o chamamento de um concurso público, voltado para a referida atividade profissional, pode evitar um iminente colapso da estrutura sanitária na saúde do Distrito Federal, neste momento de  pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Na indicação n° 724/2020, feita ao Executivo local, Tadeu Filippelli justificou que último concurso, voltado para o fortalecimento da Vigilância Sanitária do DF, foi realizado há vinte e sete anos.

“É  preciso considerar o aumento populacional do Distrito Federal, pois a quantidade de servidores de hoje já não é suficiente para atender as demandas existentes. Daí a importância de recompor o quadro desses profissionais”, defende o deputado federal.

Ele também destaca que as últimas pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, apontam que  a população passou de 1.598.415 habitantes em 1991 para 3.015.268 habitantes em 2019. Os dados não consideram o crescimento do Entorno do DF.

Para Filippelli, a recomposição dos servidores da Vigilância Sanitária é fundamental para a intervenção nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços.

“A realização de um concurso público para reestruturar a vigilância de saúde é imprescindível para que o DF não sofra as consequências por falta de profissionais e entre em colapso, principalmente em tempos de pandemia”, argumenta Filippelli.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Proposta de Lira limita acesso à Ação Direta de Inconstitucionalidade

A declaração ocorreu durante a abertura da 89ª ExpoZebu em Uberaba, MG, no sábado. Lira afirmou que a Câmara possui parlamentares prontos para discutir a questão.

Mais Radar

Desembargador Roberval Belinati representa TJDFT em cerimônia na CLDF

Ao lado dos deputados Chico Vigilante (PT) e Wellington Luiz(MDB), Belinati, agindo como testemunha na assinatura, expressou otimismo quanto ao novo restaurante do Sesc na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Vacina tetravalente contra a gripe do Butantan terá verbas do BNDES

Com uma nova medida, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e...

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias

Foi confirmada a compra de 12,5 milhões de doses de vacina...

Anvisa adia para sexta (19) debate sobre cigarro eletrônico

O debate sobre a regulamentação de cigarros eletrônicos no Brasil foi...

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»