O ASSUNTO É

Eduardo Pedrosa apresenta proposta que exige dados ambientais no DF

Publicado em

Recentemente, o Ministério Público Federal (MPF) lançou o Ranking Transparência Ambiental. O projeto, coordenado pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR/MPF), avaliou o desempenho de 104 órgãos federais e estaduais em todo o Brasil na publicação de 47 informações prioritárias para o controle ambiental.

“Fiquei surpreso ao saber que o DF, mesmo sendo tão pequeno, aparece apenas em sexto lugar. A Terracap e o IBRAM não cumprem a maioria das exigências, ou seja, foram para o final da fila. Apenas a Adasa aparece com uma boa avaliação”, relatou o presidente da Comissão de Meio Ambiente da CLDF, deputado Eduardo Pedrosa (PTC),

O parlamentar protocolou um projeto de lei que sugere a publicação desses dados, em tempo real, no Portal da Transparência do DF. “Precisamos ter acesso a essas informações, principalmente sobre o nosso bioma, um dos mais degradados do mundo. As pessoas precisam entender a necessidade de cuidar do meio ambiente”, afirma ele.

O levantamento do MPF analisou a disponibilidade dos dados e itens de qualidade, resultando num índice de transparência ativa para cada instituição e em rankings que classificam os órgãos nacionalmente, por unidade da federação e por agendas (exploração florestal, hidrelétrica, pecuária, regularização ambiental e situação fundiária).

Agora, o projeto prevê o envio de recomendações às instituições avaliadas, estabelecendo prazo para a correção das falhas

Amazônia

Durante discurso no Plenário da CLDF, Eduardo repudiou as últimas declarações do presidente Jair Bolsonaro a respeito da Amazônia.

“É inadmissível incentivar a ocupação de reservas de preservação ambiental. Esse não é um assunto de direita ou esquerda, essa é uma pauta que trata da sobrevivência do nosso planeta”, enfatizou.

“Muitas pessoas ainda acreditam que é preciso desmatar para a economia crescer e gerar empregos, isso me entristece. Estamos na era empresas limpas e energia renovável. A Amazônia precisa ser explorada de forma inteligente, principalmente para pesquisas na área de saúde”, concluiu.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Tribunal Eleitoral do DF: Cartórios abrem neste sábado para evitar filas

O objetivo é reduzir o acúmulo de pessoas a serem atendidas nos últimos dias antes do fechamento do cadastro eleitoral, que encerra dia 8 de maio

Mais Radar

Ricardo Vale pede mais agilidade na liberação de verbas culturais

Durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa na última terça-feira (30), Vale relatou a urgência da situação: "A pasta alegou falta de pessoal, mas a cultura não pode ser interrompida."

Daniel de Castro celebra em sessão solene 30 anos de servidores da CLDF

Durante o evento, o deputado enfatizou a importância desses servidores na transição para o mundo digital e na manutenção da transparência da Casa. Ele destacou que a dedicação deles é fundamental para a evolução da sociedade e do legislativo brasiliense.

Desembargador Roberval Belinati representa TJDFT em cerimônia na CLDF

Ao lado dos deputados Chico Vigilante (PT) e Wellington Luiz(MDB), Belinati, agindo como testemunha na assinatura, expressou otimismo quanto ao novo restaurante do Sesc na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»