O ASSUNTO É

DEFENSORES PÚBLICOS PROTESTAM CONTRA GOVERNO ROLLEMBERG

Publicado em

A Defensoria Pública vai fazer uma greve diferente. Segundo a categoria, o governador Rodrigo Rollemberg está piorando as condições de trabalho. E está impossível ser defensor público no Distrito Federal. Nesta terça-feira, a Defensoria Pública vai interromper o atendimento em todos os núcleos de atuação. Todos os defensores públicos irão promover um mutirão de atendimento na Câmara Legislativa, na Praça do Cidadão. O tema principal será o superendividamento. Os atendimentos de quem precisar de vaga de UTI também será na CLDF.

O governador Rodrigo Rollemberg prometeu em campanha dar todo o apoio necessário a Defensoria Pública, vetou praticamente todo os artigos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que garantem a autonomia administrativa da instituição.

Sem a previsão orçamentária a Defensoria Pública fica imobilizada, pois não pode aumentar o quadro de defensores públicos e servidores, uma reivindicação antiga em razão sobrecarga de trabalho e necessidade de expansão do atendimento à população carente.

A Defensoria Pública foi criada em 1987 como Centro de Assistência Judiciaria (CEAJUR) e, ao longo dos anos, sofreu muitas transformações, a exemplo a EC 80/2014 que trouxe inovações muito importantes ao considera-la instituição permanente e essencial a função jurisdicional do Estado.

Atualmente, apenas 192 defensores públicos atuam no Distrito Federal. Das 32 regiões administrativas, 16 delas têm renda familiar inferior a 5 salários mínimos, portanto, potenciais assistidos pela instituição. A quantidade de processo é tão grande que leva o defensor a trabalhar até por três. Somente o núcleo de saúde atende cerca de 20 mil usuários por ano com apenas 3 defensores.

Postado por Radar/ Fonte: Blog do Callado

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Beneficiários do CME têm até 11 de junho para usar valores disponíveis

Por meio da Secretaria de Educação, o Governo do Distrito Federal emitiu um aviso importante sobre o prazo de utilização do Cartão Material Escolar...

Mais Radar

Ricardo Vale pede mais agilidade na liberação de verbas culturais

Durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa na última terça-feira (30), Vale relatou a urgência da situação: "A pasta alegou falta de pessoal, mas a cultura não pode ser interrompida."

Daniel de Castro celebra em sessão solene 30 anos de servidores da CLDF

Durante o evento, o deputado enfatizou a importância desses servidores na transição para o mundo digital e na manutenção da transparência da Casa. Ele destacou que a dedicação deles é fundamental para a evolução da sociedade e do legislativo brasiliense.

Desembargador Roberval Belinati representa TJDFT em cerimônia na CLDF

Ao lado dos deputados Chico Vigilante (PT) e Wellington Luiz(MDB), Belinati, agindo como testemunha na assinatura, expressou otimismo quanto ao novo restaurante do Sesc na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»