O ASSUNTO É

CPI DE INICIATIVA POPULAR SERÁ APLICADA NO DF. A TERRACAP É ALVO E O POVO AGRADECE

Publicado em

1adepuvaleeeVinte mil. Esse é o mínimo de assinaturas para que a Câmara Legislativa instale uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de iniciativa popular. A lei criada pelo deputado distrital Ricardo Vale (PT), foi aprovada na CLDF e entrou em vigor a partir desta quarta-feira (19).

                                                                 

LETRA Com a promulgação da lei, qualquer cidadão poderá propor a abertura de uma CPI para apurar fatos que julguem graves e que precisem ser investigados e expostos à opinião pública. A população do Jardim Botânico, a partir deste sábado, já se mobiliza para a captação de assinaturas para a instalação da CPI da Terracap.

“Foi uma grande vitória da população”. Foi o que disse ao Radar o deputado Ricardo Vale, após a promulgação e a publicação pelo Diário Oficial, da Emenda nº 97/2016, de sua autoria, que altera à Lei Orgânica do Distrito Federal no que diz respeito abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

A iniciativa do parlamentar, que se tornou lei, possibilita a qualquer cidadão do povo requerer por meio de no mínimo 20 assinaturas, o que representa 1% do eleitorado do DF, a criação de uma CPI de iniciativa popular.

Para Ricardo Vale, essa Lei possui papel fundamental para a conquista de um sistema político mais democrático e mais participativo. Ele explicou que pela legislação atual, se a população quiser a criação de uma CPI, terá que contar com apoio de algum deputado que apresente a proposição.

“Muitas das vezes, a CLDF deixa de investigar problemas que afligem a população em função do corporativismo político da base do governo que geralmente é a maioria. Agora, a população pode exigir a abertura de uma CPI sobre algo que, escancaradamente, existem provas irrefutáveis que possam levar a uma investigação”, disse.

CPI DA TERRACAP E A GRILAGEM OFICIAL DO DF

A promulgação da lei que permite a instalação de CPI por meio de iniciativa popular encheu de ânimo as associações de moradores e síndicos de condomínios horizontais da Região do Jardim Botânico. As lideranças querem organizar um sistema de captação de assinaturas, a partir deste sábado, com o objetivo de propor a abertura de uma CPI da grilagem oficial da Terracap.

Para as lideranças, a imobiliária do Governo de Brasília, é o principal entrave para o avanço do processo de regularização dos condomínios do Distrito Federal. A proposta para a capitação de 20 mil assinaturas para o pedido de abertura da CPI da Terracap será lançada nesta quinta-feira, às 19 horas, por lideranças da região durante o Círculo de Debates Itinerante, provido pela AJAB. O local será o condomínio Ville de Montaigne.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Receita recebe mais de 1,7 milhão de declarações do IRPF

Até o momento, a Receita Federal recebeu 1.795.258 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025. O número equivale a 3,9%...

Mais Radar

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Senado: CMA avaliará subcomissão para acompanhar a COP 30 em Belém

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado analisará o requisito...

Roosevelt assume PL na CLDF e mantém pautas conservadoras

O deputado distrital é oficializado como novo líder do PL-DF na CLDF e promete condução dos trabalhos com compromisso e firmeza. Roosevelt reforça a defesa da família, da ética e se opõe a pautas como a legalização das drogas e do aborto.

Eduardo Pedrosa propõe veto a artistas que fazem músicas exaltando o crime

Projeto de lei na CLDF propõe barrar financiamento público para artistas que fazem apologia ao crime. A iniciativa gerou descontentamento com deputados que defendem gostos musicais que cultuam o crime organizado, tráfico de drogas e a pedofilia.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->