O ASSUNTO É

CLDF| Delmasso abre trabalho legislativo de 2020 com a presença do governador

Publicado em

Com a presença do governador Ibaneis Rocha, a Câmara Legislativa do Distrito Federal abriu na tarde desta terça-feira (4) os trabalhos legislativos de 2020. A abertura dos trabalhos foi comandada pelo vice-presidente da Casa Rodrigo Delmasso. A primeira sessão ordinária do ano contou ainda com a presença de vários secretários do GDF, lideranças empresariais, comunitárias e religiosas.

 

A abertura dos trabalhos marcou também a inauguração do painel eletrônico do plenário, que será utilizado para registrar a presença dos deputados distritais e nos processos de votação, por meio do uso da digital de cada parlamentar.

O governador fez um balanço das ações do governo em diversas áreas e defendeu o diálogo com o Legislativo para a implementação das políticas públicas de interesse do DF.

Delmasso  agradeceu o empenho dos distritais e dos servidores da Casa para a inauguração do painel eletrônico, “depois de 12 anos de espera”.

O presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), foi o único ausente da sessão, já que está de licença não remunerada para tratar de assuntos particulares.

Após a composição da Mesa e da execução dos hinos nacional e de Brasília, executados pela banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do DF, sob a regência do 1º tenente Wiliam Lopes, Delmasso destacou também a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (10), todo o processo legislativo será feito por meio do sistema, “dando agilidade na tramitação dos projetos e também transparência a todo o processo”. “Vamos abolir a utilização de papel na tramitação dos processos legislativos”, explicou.

Na sequência, Delmasso defendeu a aprovação de propostas que viabilizem a geração de empregos no DF, apontando o desemprego como a maior mazela da capital. Segundo ele, o desemprego atinge atualmente 530 mil pessoas, cerca de 18% da população local.

“Dói na alma. Temos que devolver esperança para esta população. O que a população esperar é que esta casa possa votar projetos de lei que possam impactar diretamente sua vida, alavancando a economia desta cidade”, completou, acrescentando que o governador pode contar com o parlamento para “resgatar o DF da crise dos últimos anos”.

Governador – Em um longo pronunciamento, o governador Ibaneis Rocha fez questão de destacar as realizações de seu governo em áreas como saúde, economia, educação, segurança pública e infraestrutura. A cada balanço dos feitos de seu governo, Ibaneis destacava o apoio recebido pela Câmara Legislativa.

“Nada do que foi realizado, seria possível sem o apoio dos deputados distritais”, argumentou.

O governador disse que estava disposto a ouvir críticas e aberto a debater soluções para os problemas do DF. Para ele, a parceria com o Legislativo é fundamental e deve ser pautada por uma política de interlocução, voltada para quem mais necessita e com atenção aos empresários.

“Sempre fui um advogado reconhecido nesta cidade e larguei tudo para cuidar do meu povo. E tenho certeza que será mais fácil com o apoio de todos os senhores deputados distritais”, assinalou.

Ibaneis reconheceu que o primeiro ano de mandato demandou um período de adaptação e elogiou a harmonia de sua equipe de governo. Ressaltou ainda que desde o primeiro projeto encaminhado à Casa, que tratava da criação do Instituto de Gestão Estratégica do DF (IGES-DF), contou com o apoio dos distritais.

Com informações da Câmara Legislativa do Distrito Federal

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Detran-DF começa operação Boas Festas

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) intensifica as ações de policiamento e fiscalização de trânsito, com foco especial em locais de maior...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar