O ASSUNTO É

CANDIDATURA SOB SUSPEITA: Empreiteiros estariam dentro do jogo para a escolha da presidência da Comissão de Assuntos Fundiários. Será?

Publicado em

Nunca uma comissão permanente da Câmara Legislativa do Distrito Federal foi tão disputada pelos grandalhões da construção civil, como a CAF. A disputa vem de dentro para fora. Empresas como a Odebrecht, OAS e Via Engenharia, supostamente estariam influenciando o nome do deputado Cristiano Araujo para presidir a comissão. O distrital já teria o apoio decisivo do presidente da CLDF, Joe Valle, será?

barra-radar

aletra-depois da briga acirrada que elegeu a nova mesa diretora da Câmara Legislativa no primeiro dia do ano,que tem como presidente o deputado distrital Joe Valle, uma nova briga de foice no escuro está sendo travada, silenciosamente, pelos deputados distritais em torno das presidências das dez comissões permanentes da Casa.

Além da Comissão de Constituição e Justiça, tida como a mais importante das comissões, a CAF- Comissão de Assuntos Fundiários, presidida pela deputada Telma Rufino nos últimos dois anos, estaria sendo cobiçada por um grupo de grande empreiteiras da construção civil do Distrito Federal. Na contra-mão de tudo, o processo de escolha, para essa comissão, estaria vindo de fora para dentro.

Até a Odebrecht envolvida no maior propinoduto da corrupção do país e investigada pela operação lava jato estaria incluída neste grupo de mando. O deputado distrital, Cristiano Araújo seria o candidato dos empreiteiros. Procurado por Radar, a assessoria do parlamentar confirmou que ele vai disputar a eleição para a presidência da CAF, mas nega que o deputado esteja tendo apoio desse suposto grupo forasteiro que dominam o mercado da construção civil no DF.

Outra informação que surgiu nos bastidores dessa guerra pelo controle das comissões permanentes é de que o presidente da CLDF, Joe Valle, já teria definido Cristiano Araújo como seu candidato à presidência da CAF. No final da semana passada, Joe Vale e Cristiano Araújo, teriam se reunido durante um almoço, em uma mansão no Lago Sul, onde o cardápio principal girou em torno das estratégias para a presidência da CAF.

Procurada por Radar, a assessoria do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, informou que o parlamentar irá apoiar o nome da  deputada Telma Rufino e não a candidatura do distrital Cristiano Araújo, conforme os buxixos que rolam  nos bastidores da própria Câmara. A assessoria informou ainda que o processo de escolha dos presidentes das dez comissões permanentes da Casa deve acontecer na próxima terça (21).

EM TEMPO: Depois da publicação desta matéria, em ligação a Redação Radar, o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, disse que não irá apoiar nem Telma Rufino e nem Cristiano Araújo para a presidência da CAF. E explicou os motivos: “Como presidente da CLDF eu não tenho voto. O que eu estou fazendo é buscar um acordo para que as escolhas aconteçam dentro do melhor consenso possível. No caso da CAF, o nome da Telma Rufino  foi  colocado pelo líder de um dos blocos que é o Professor Israel”, explicou.

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF investiu mais de R$ 111 milhões em equipamentos para a Saúde

Pensando em atender melhor a população, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu, desde 2021, mais de R$ 111 milhões na compra de aparelhos...

Mais Radar

Desembargador Roberval Belinati representa TJDFT em cerimônia na CLDF

Ao lado dos deputados Chico Vigilante (PT) e Wellington Luiz(MDB), Belinati, agindo como testemunha na assinatura, expressou otimismo quanto ao novo restaurante do Sesc na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Deputado distrital receberá marca-passo após passar por desmaios

A informação foi confirmada pelo gabinete do parlamentar. Após dois episódios de desmaio, Cardoso foi hospitalizado ontem para exames.

Proposta de Eduardo Pedrosa institui Dia do Agente de Trânsito do DF

Segundo o deputado, a valorização desses servidores é vital para a promoção de uma convivência harmoniosa e responsável nas vias.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»