O ASSUNTO É

Câmara sedia atividades da Semana Nacional de Trânsito

Publicado em

A Câmara Legislativa foi palco na manhã desta sexta-feira (18) do lançamento oficial no DF da Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como foco a necessidade de conscientização de motoristas, pedestres e passageiros, com o lema: “Seja você a mudança no trânsito”. A solenidade de abertura da semana especial, que integra a Década Nacional de Ações para a Mudança no Trânsito, aconteceu no auditório, atraindo dezenas de agentes de trânsito, policiais militares, bombeiros e jovens estudantes.

Ao dar as boas vindas aos participantes, a presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão (PDT), ressaltou a relevância das ações preventivas que serão transmitidas nesta semana do trânsito, por meio de palestras e outas atividades educativas. Ela destacou como positiva a conscientização dos jovens sobre a necessidade de uso do cinto de segurança e lamentou o crescente uso de celulares por condutores. “Precisamos combater o perigoso uso do celular no trânsito, uma novidade trazida pelo avanço da tecnologia”, defendeu.

Entre os participantes da sessão solene prevaleceu o discurso de que o foco das atividades preventivas deve ser a ampliação do esclarecimento da população sobre a importância de respeito às regras do trânsito. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Vandervaldo Lima, lamentou que atualmente no Brasil morrem cerca de 100 pessoas por dia, nos acidentes de trânsito. ” Infelizmente, o que chama mais a atenção das pessoas são acidentes com aviões. As estatísticas de morte no trânsito muitas vezes são consideradas como algo frio, mas registramos 43 mil mortos por ano”, advertiu.

O diretor geral do Departamento de Trânsito (Detran-DF), Jayme Amorim, enfatizou que as campanhas educativas têm ajudado a reduzir as estatísticas de acidentes com mortos no DF, como também reforçou o comandante geral da Polícia Militar, Florisvaldo César. “Uma das nossas maiores preocupações é educar e orientar os usuários do trânsito”, garantiu, comentando que tem uma visão otimista em relação ao controle dos acidentes, sob essa ótica.

Atrações – Durante a próxima semana, a Câmara Legislativa vai continuar abrigando em sua área interna exposições de viaturas, armamentos e palestras educativas, ministradas por agentes de trânsito. Na segunda-feira, a partir das 10h, haverá sessão solene no auditório para comemorar o Dia do Servidor do Trânsito, por iniciativa do deputado Wellington Luiz(PMDB).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Índice de satisfação da população cresce com o Detran-DF

A redução na quantidade de demandas recebidas em 2024 e aumento no índice de satisfação do cidadão foi registrada pela Ouvidoria do Departamento de...

Mais Radar

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Senado: CMA avaliará subcomissão para acompanhar a COP 30 em Belém

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado analisará o requisito...

Roosevelt assume PL na CLDF e mantém pautas conservadoras

O deputado distrital é oficializado como novo líder do PL-DF na CLDF e promete condução dos trabalhos com compromisso e firmeza. Roosevelt reforça a defesa da família, da ética e se opõe a pautas como a legalização das drogas e do aborto.

Eduardo Pedrosa propõe veto a artistas que fazem músicas exaltando o crime

Projeto de lei na CLDF propõe barrar financiamento público para artistas que fazem apologia ao crime. A iniciativa gerou descontentamento com deputados que defendem gostos musicais que cultuam o crime organizado, tráfico de drogas e a pedofilia.

A pedido de Alcolumbre, Lula pode “degolar” Marina Silva do governo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pressionou Lula para demitir Marina Silva, acusando-a de impedir a exploração de petróleo no Amapá. Ele defende que uma medida travada pelo Ibama, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, prejudique o desenvolvimento e a população local.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação