Cuidar da família e da juventude deve ser uma das mais importantes prioridades de um governo comprometido com a construção de uma sociedade sólida, mais justa e igualitária.
Isso envolve a implementação de políticas e programas que promovam o bem-estar familiar, o desenvolvimento saudável das crianças e jovens, e o fortalecimento dos laços familiares.
É esse conceito que o secretário da Família e da Juventude e ex-deputado distrital, Rodrigo Delmasso, faz questão de destacar nesta entrevista concedida ao Radar DF nesta manhã de sábado (09).
Ele enfatiza as iniciativas voltadas para as famílias e a juventude do Distrito Federal, como a consulta pública que acaba de lançar, como um meio de ouvir a população e estabelecer metas de proteção familiar para a próxima década.
Nesta entrevista, Delmasso também aborda o papel da iniciativa privada na empregabilidade juvenil e o reconhecimento do GDF por meio do selo Empresa Parceira da Juventude por seus esforços em contratar jovens.
Por fim, o secretário compartilha detalhes sobre a revitalização do programa Jovem Candango sob a gestão de Ibaneis Rocha, que já inseriu mais de 1.800 jovens em atividades governamentais e no setor privado.
Qual a importância da consulta pública em relação ao plano distrital de políticas para a família?
Bem, a importância dessa consulta pública é ouvir a população do Distrito Federal na construção desse plano distrital de políticas para a família, que tem por objetivo estabelecer metas que o governo do Distrito Federal deverá cumprir nos próximos 10 anos para a proteção da família.
Quais são os próximos passos após a realização da consulta pública?
A ação imediata após a consulta pública será o encaminhamento do projeto à Câmara Legislativa, para que os deputados possam debater e, depois, aprovar o plano. Com isso, as metas estabelecidas permitirão que os diversos órgãos de governo, logo após sua aprovação e a sanção pelo governador Ibaneis, possam implementar as ações para alcançar as metas estabelecidas no plano.
Como a iniciativa privada tem contribuído para a juventude do Distrito Federal, e quais reconhecimentos estão sendo oferecidos a essas empresas?
Na realidade, a iniciativa privada tem ajudado muito a juventude do Distrito Federal, inclusive estamos reconhecendo essas atitudes concedendo o selo Empresa Parceira da Juventude. Já são quase 80 empresas que receberam esse selo, e agora, no mês de maio, vamos fazer a entrega oficial desse selo, junto com o Governador Ibaneis, às empresas que têm contratado jovens em sua folha de pagamento.
Pode nos contar sobre a origem e a evolução do programa Jovem Candango e como ele está posicionado atualmente sob a gestão do governo Ibaneis?
O programa Jovem Candango é um programa que nasceu em 2013, estava suspenso, com pouca execução, e o governador Ibaneis Rocha reativou esse programa e, na sua segunda gestão, priorizou-o, colocando a gestão na nossa Secretaria. Hoje, já temos 1.800 jovens que estão exercendo suas atividades em diversos órgãos do Governo do Distrito Federal.
Você precisa fazer login para comentar.