O ASSUNTO É

“Apoio à família e à juventude é prioridade do governo”, diz Delmasso

Publicado em

Cuidar da família e da juventude deve ser uma das mais importantes prioridades de um governo comprometido com a construção de uma sociedade sólida, mais justa e igualitária.

Isso envolve a implementação de políticas e programas que promovam o bem-estar familiar, o desenvolvimento saudável das crianças e jovens, e o fortalecimento dos laços familiares.

É esse conceito que o secretário da Família e da Juventude e ex-deputado distrital, Rodrigo Delmasso, faz questão de destacar nesta entrevista concedida ao Radar DF nesta manhã de sábado (09).

Ele enfatiza as iniciativas voltadas para as famílias e a juventude do Distrito Federal, como a consulta pública que acaba de lançar, como um meio de ouvir a população e estabelecer metas de proteção familiar para a próxima década.

Nesta entrevista, Delmasso também aborda o papel da iniciativa privada na empregabilidade juvenil e o reconhecimento do GDF por meio do selo Empresa Parceira da Juventude por seus esforços em contratar jovens.

Por fim, o secretário compartilha detalhes sobre a revitalização do programa Jovem Candango sob a gestão de Ibaneis Rocha, que já inseriu mais de 1.800 jovens em atividades governamentais e no setor privado.

Qual a importância da consulta pública em relação ao plano distrital de políticas para a família?

Bem, a importância dessa consulta pública é ouvir a população do Distrito Federal na construção desse plano distrital de políticas para a família, que tem por objetivo estabelecer metas que o governo do Distrito Federal deverá cumprir nos próximos 10 anos para a proteção da família.

Quais são os próximos passos após a realização da consulta pública?

A ação imediata após a consulta pública será o encaminhamento do projeto à Câmara Legislativa, para que os deputados possam debater e, depois, aprovar o plano. Com isso, as metas estabelecidas permitirão que os diversos órgãos de governo, logo após sua aprovação e a sanção pelo governador Ibaneis, possam implementar as ações para alcançar as metas estabelecidas no plano.

Como a iniciativa privada tem contribuído para a juventude do Distrito Federal, e quais reconhecimentos estão sendo oferecidos a essas empresas?

Na realidade, a iniciativa privada tem ajudado muito a juventude do Distrito Federal, inclusive estamos reconhecendo essas atitudes concedendo o selo Empresa Parceira da Juventude. Já são quase 80 empresas que receberam esse selo, e agora, no mês de maio, vamos fazer a entrega oficial desse selo, junto com o Governador Ibaneis, às empresas que têm contratado jovens em sua folha de pagamento.

Pode nos contar sobre a origem e a evolução do programa Jovem Candango e como ele está posicionado atualmente sob a gestão do governo Ibaneis?

O programa Jovem Candango é um programa que nasceu em 2013, estava suspenso, com pouca execução, e o governador Ibaneis Rocha reativou esse programa e, na sua segunda gestão, priorizou-o, colocando a gestão na nossa Secretaria. Hoje, já temos 1.800 jovens que estão exercendo suas atividades em diversos órgãos do Governo do Distrito Federal.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Celina dispara na disputa pelo Buriti, deixando o inelegível Arruda para trás

Celina Leão (PP) desponta como favorita na disputa pelo Buriti em 2026. A vice-governadora lidera todos os cenários da pesquisa IPESPE, consolidando sua força política e ampliando vantagem sobre os principais adversários.

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar