O ASSUNTO É

Agonia dos encarcerados: Donizet quer proibir venda de pets em comércio

Publicado em

O deputado distrital Daniel Donizet (PL) apresentou, nesta terça-feira (5), na Câmara Legislativa do DF, o Projeto de Lei 2.273/2021, que visa proibir a comercialização de animais em pet shops, lojas de rações, lojas agropecuárias, feiras e similares, no Distrito Federal.

O parlamentar defende que expor animais presos em gaiolas minúsculas é crueldade.

“Infelizmente, a prática é comum no Brasil. Animais são expostos como se fossem objetos em vitrines. Amontoados em espaço pequeno e sujo, muitas vezes, sem acesso à água. Isso é um absurdo e tem que acabar”, defende Daniel.

Para o distrital, a preocupação de muitos comerciantes é apenas em lucrar, enquanto a vida e o bem-estar dos bichos ficam em segundo plano.

“Alguns locais dispensam o cuidado com os animais e os forçam à reprodução, sem respeitar o limite fisiológico das cadelas, que, muitas vezes, só saem do canil fadadas a morrer”, completa.

Pelo projeto, a venda dos animais ficaria restrita a criadouros, canis e gatis registrados pelo Governo do Distrito Federal (GDF), sob supervisão de um médico-veterinário.

O descumprimento por parte de lojistas e feirantes pode gerar uma multa de até 40 salários mínimos, interdição do estabelecimento, a cassação da licença ambiental e de funcionamento, entre outras sanções.

“A ideia é que essa prática abusiva acabe. Esse projeto também é um estímulo à adoção. Existem centenas de bichos disponíveis em abrigos, ONGs e com protetores independentes. Eles não podem ser tratados como mercadorias”, declara o deputado.

Quer ler mais sobre os assuntos do dia? Acesse aqui

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61) 3029-8115. A ferramenta pode ser acessada por clientes de...

Mais Radar

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Fábio Felix diz que corte no orçamento agrava déficit habitacional no DF

De acordo com o deputado distrital, o corte no orçamento de 2025 agravará ainda mais a falta de moradia adequada para milhares de famílias que vivem em áreas precárias e sem infraestrutura.

Toni Duarte recebe título de Cidadão Honorário de Brasília na CLDF

Em sessão solene da CLDF, presidida por Eduardo Pedrosa, o jornalista maranhense Toni Duarte recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília, honraria que registra sua contribuição ao jornalismo e à capital federal. Autoridades como o senador Edson Lobão e o vice-presidente do TJDFT, Roberval Belinatti, participaram do ato solene.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»