O ASSUNTO É

POLICIAIS MILITARES CEDIDOS A AGEFIS E SEOPS TERÃO 30 DIAS PARA RETORNAR AOS QUARTÉIS

Publicado em

Grande parte dos 710 policiais, do minguado quadro da PMDF, que trabalha na Agefis e Seops terá 30 dias para retornar aos quartéis, conforme determinação dos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU). O tribunal considerou como “desvio de finalidade” os policiais cedidos e o GDF terá também que restituir ao Fundo Constitucional os valores utilizados na remuneração dos PMs, Bombeiros e policiais civis deslocados

Nos últimos 10 anos a Agencia de Fiscalização do Distrito Federal – AGEFIS e a Secretaria de Estado da Ordem Pública e Social do Distrito Federal.–SEOPS, se tornaram um quartel com função civil a parte.

A maioria dos funcionários dos dois órgãos do GDF é constituída de policiais militares que não exerce função de segurança pública. Tem PM que virou  fiscal auditor. Quem paga por isso é o Fundo Constitucional. Só a presidente da Agefi, Bruna Pinheiro, utiliza  20 seguranças, todos militares,  para acompanhá-la, até mesmo se for ao supermercado da esquina  onde mora, ali para as bandas do Park Shopping.

Na visão dos ministros do Tribunal de Contas da União a cessão indiscriminada de polícias militares, do Corpo de Bombeiros e da Policia Civil, a órgãos do governo, “causou o esvaziamento dos quadros das forças policiais que deveriam está nas ruas protegendo a população e ocasionou dificuldades no planejamento e execução de políticas de segurança na capital”, argumentou o ministro relator do processo, Bruno Dantas.

Além do mais, segundo o TCU, a cessão dos funcionários de segurança está em desacordo com diversas legislações. Ele chegou a comparar o DF com uma “empresa de locação de mão-de-obra”. Em meados de 2015, apenas na PM, havia 710 policiais cedidos. Segundo levantamento do IBGE, em 2014, o efetivo total da corporação era de 14.345 homens.

Em 2017, a tropa da PMDF encolheu para pouco mais de 11 mil homens. Aliada a esta situação de pouco efetivo da corporação militar, a criminalidade cresceu vertiginosamente no Distrito Federal nestes últimos dois anos de governo Rollemberg. A população está sitiada por causa das ações dos criminosos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Proposta de Lira limita acesso à Ação Direta de Inconstitucionalidade

A declaração ocorreu durante a abertura da 89ª ExpoZebu em Uberaba, MG, no sábado. Lira afirmou que a Câmara possui parlamentares prontos para discutir a questão.

Mais Radar

Adolescente apreendido após ataque com faca em escola de S. Sebastião

A polícia militar foi acionada e chegou ao local na hora do incidente. Com habilidade e paciência, os oficiais conseguiram convencer o jovem a se entregar.

No Gama: Homem bate na mulher, tenta tocar fogo na casa e vai em cana

O caso chama atenção para a gravidade da violência doméstica e a rápida resposta das autoridades na proteção das vítimas.

Denúncia expõe suposto golpe de precatórios contra aposentados da Saúde

Denúncia revela um suposto estelionato envolvendo precatórios na Secretaria de Saúde do DF, cujas vítimas são na maioria servidores aposentados.. Investigação apura esquema que envolve um servidor do HRAN e advogado

Veja vídeio; Incêndio no carnaval: susto no desfile do Império da Tijuca

O incidente gerou momentos de tensão e medo entre os membros da escola de samba e o público, mas graças à rápida intervenção dos serviços de emergência, maiores danos foram evitados.

Acidente com carreta deixa dois feridos próximo a Brazlândia

O condutor, um homem de 28 anos de idade, perdeu o controle do veículo, levando ao tombamento da carreta. Ele foi atendido e transportado pelo CBMDF ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), onde recebeu cuidados médicos.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»