O ASSUNTO É

FIQUE ATENTO! Agentes de saúde estão aplicando “vacina de vento” em idosos; polícia investiga

Publicado em

A Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou investigações para apurar as chamadas “vacinas de vento” que vem sendo aplicadas em idosos por agentes da rede pública de saúde com o intuito de desvia material para proveito próprio ou alheio.

As fraudes foram registradas em Niterói, Petrópolis e na capital carioca.  Os crimes estão sendo tratados pela polícia como peculato por estar sendo cometido por funcionário público.

“Se as investigações confirmarem que houve desvio de dose, ou qualquer outra irregularidade, o profissional de saúde poderá ser autuado pelo crime de peculato, que tem penas que podem chegar até a 12 anos de reclusão”, disse, em nota, a Polícia Civil.

O secretário estadual de Saúde do RJ, Carlos Alberto Chaves, afirmou que o governo ainda não foi oficialmente notificado sobre casos de seringas vazias na vacinação de idosos.

“Me preocupa a não ação imediata. Demorou a chegar aos órgãos de controle e à polícia. Eu fui avisado pela mídia. Nenhum momento chegou qualquer notificação dos municípios”, disse Chaves, em entrevista ao Bom Dia Rio desta terça.

 

A pasta informou que a profissional foi identificada e afastada do serviço até o fim de uma investigação. O idoso que tomou a falsa vacina precisou ser imunizado em casa.

Nos últimos dias, as secretarias de Saúde de Goiânia, em Goiás, Maceió, em Alagoas, e Manaus, no Amazonas, revisaram os procedimentos para evitar falhas na aplicação de doses da vacina depois que denúncias parecidas foram feitas.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Goiás lidera crescimento econômico com alta de 3,5% em setembro

O desempenho superou em mais de quatro vezes a média nacional, que foi de apenas 0,8%.

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais...

Polícia Militar do DF realiza cerimônia de aposentadoria de cães K9

A PMDF celebrou a aposentadoria de 10 cães K9 após 8 anos de serviço. Em uma cerimônia emocionante, 8 novos cães foram apresentados ao batalhão, destacando o papel essencial dos animais em operações policiais.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»