Radar/Opinião

O ASSUNTO É

TELETRABALHO| Nova dinâmica de trabalho ou nova realidade!?

Publicado em

Por: Genésio Vicente* 

As relações humanas estão vivendo um novo tempo de mudança. Percebemos que o que era normal, precisa ser revisto no contato interpessoal, pelo menos até que o novo Coronavírus – vulgo COVID19, seja controlado ou erradicado através de uma eficiente campanha de vacinação, isto posto somente quando a vacina for confiável e o tratamento estiver à disposição da humanidade.

Uma coisa é certa, estamos vivendo a anormalidade e como pássaros engaiolados percebemos o quão nefasto é para o corpo e para a mente o isolamento social. Diferente dos dois últimos meses, hoje nos encontramos numa realidade de acordar e enfrentar o dia sob uma nova dinâmica de trabalho.

Uma grande parcela da classe trabalhadora passou, de maneira obrigatória, a enfrentar o home office e não fomos preparados para esta condição de teletrabalho. Precisamos nos adaptar rapidamente.

O que é impressionante é verificar que muitos negócios são obrigados a se reinventarem e partir para venda online e direta com o consumidor final.

Isto requer esforço e trabalho de equipe para agir rapidamente em diferentes áreas e superar a escassez de mão de obra (pela falta ao trabalho), transpor as barreiras da logística de distribuição de produtos, adaptar seu fluxo e seus sistemas de comunicação eninformática.

Alguns especialistas de mercado, dizem que empresas que se reinventaram já estão com performance de resultado melhor e que o teletrabalho reduz seus custos!

Na minha opinião, é muito cedo para se tirar conclusões sobre resultados, mas certamente alguns gestores de negócio irão rever a forma de suas equipes trabalharem, assim como profissionais liberais e colaboradores de empresas.

Este momento exige um bom exercício de disciplina, alto grau de responsabilidade com o seu trabalho ou seu negócio, automotivação e determinação.

Após passada a tormenta, acredito que as empresas que colherem bons resultados com teletrabalho, irão capacitar melhor seus colaboradores para esta nova realidade e introduzir no cotidiano de sua estrutura.

Quem não se adaptar às plataformas digitais corre o risco de ser segregado do mercado. Estamos diante de uma nova dinâmica de trabalho.

E você, está visualizando isto? Está preparado? Pense nisto!

*Genésio Vicente é Administrador de Empresas e Assessor Captação de Recursos na SUPEX do HCB – Hospital da Criança de Brasilia

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.884 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário...

Mais Radar

Cícero da Hora: A voz literária da Ilha encantada dos lençóis maranhenses

Cícero da Hora encanta o Reviver de São Luís com sua obra sobre a Ilha de Lençóis, onde a lenda do rei Dom Sebastião e sua corte pulsa na alma dos ilhéus da baixada ocidental maranhense,

Uma Iracema que vale: seriedade e força na política do Maranhão

* Por João Bentivi: Iracema Vale, primeira mulher presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, enfrenta perseguições com inteligência e altivez. Apesar das adversidades, sua postura firme e coerente a consolida como referência de integridade e esperança para o Maranhão.

26 de Junho: O dia em que a superação pessoal desafia as sombras do vício

Por Marcelo Senise: Hoje, 26 de junho, o calendário nos impõe uma reflexão profunda sobre a incessante luta contra o abuso e o tráfico ilícito de drogas.

Chega de brincadeira! A inteligência artificial não é arma de Fla-Flu

O cabo de guerra ideológico entre a direita e a esquerda no Brasil transforma a IA em munição política. Cabe a todos nós apoiarmos, com todas as forças, qualquer iniciativa que vise proteger o Brasil da irresponsabilidade dos extremos.

A “desdolarização” e o futuro da ordem econômica internacional

Desde a guerra na Ucrânia, as discussões sobre uma redução da dependência do dólar nos sistemas financeiro e comercial internacionais ganham força, especialmente no mundo em desenvolvimento, o qual almeja aumentar sua segurança nas relações econômico-financeiras internacionais.

Últimas do Radar