Radar/Opinião

O ASSUNTO É

TELETRABALHO| Nova dinâmica de trabalho ou nova realidade!?

Publicado em

Por: Genésio Vicente* 

As relações humanas estão vivendo um novo tempo de mudança. Percebemos que o que era normal, precisa ser revisto no contato interpessoal, pelo menos até que o novo Coronavírus – vulgo COVID19, seja controlado ou erradicado através de uma eficiente campanha de vacinação, isto posto somente quando a vacina for confiável e o tratamento estiver à disposição da humanidade.

Uma coisa é certa, estamos vivendo a anormalidade e como pássaros engaiolados percebemos o quão nefasto é para o corpo e para a mente o isolamento social. Diferente dos dois últimos meses, hoje nos encontramos numa realidade de acordar e enfrentar o dia sob uma nova dinâmica de trabalho.

Uma grande parcela da classe trabalhadora passou, de maneira obrigatória, a enfrentar o home office e não fomos preparados para esta condição de teletrabalho. Precisamos nos adaptar rapidamente.

O que é impressionante é verificar que muitos negócios são obrigados a se reinventarem e partir para venda online e direta com o consumidor final.

Isto requer esforço e trabalho de equipe para agir rapidamente em diferentes áreas e superar a escassez de mão de obra (pela falta ao trabalho), transpor as barreiras da logística de distribuição de produtos, adaptar seu fluxo e seus sistemas de comunicação eninformática.

Alguns especialistas de mercado, dizem que empresas que se reinventaram já estão com performance de resultado melhor e que o teletrabalho reduz seus custos!

Na minha opinião, é muito cedo para se tirar conclusões sobre resultados, mas certamente alguns gestores de negócio irão rever a forma de suas equipes trabalharem, assim como profissionais liberais e colaboradores de empresas.

Este momento exige um bom exercício de disciplina, alto grau de responsabilidade com o seu trabalho ou seu negócio, automotivação e determinação.

Após passada a tormenta, acredito que as empresas que colherem bons resultados com teletrabalho, irão capacitar melhor seus colaboradores para esta nova realidade e introduzir no cotidiano de sua estrutura.

Quem não se adaptar às plataformas digitais corre o risco de ser segregado do mercado. Estamos diante de uma nova dinâmica de trabalho.

E você, está visualizando isto? Está preparado? Pense nisto!

*Genésio Vicente é Administrador de Empresas e Assessor Captação de Recursos na SUPEX do HCB – Hospital da Criança de Brasilia

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mais de 154 mil famílias brasilienses têm direito à Tarifa Social

A Tarifa Social de Energia Elétrica deve ser acessada por diversos titulares da Prestação Continuada...

Mais Radar

Outubro Rosa: um pacto de vida e direito à prevenção

*Por Janete Vaz*: Cada exame feito no tempo certo e cada vacina aplicada são passos reais para salvar vidas e reduzir desigualdades que ainda matam silenciosamente no Brasil.

Mical Damasceno: quando política e fé se harmonizam, ganha a sociedade

Não tenho a menor convivência com essa deputada, salvo engano, a...

Lula, a anistia e o casuísmo: apoio em 1988, crítica hoje

Por Everardo Gueiros: Lula, que em 1988 votou pela anistia a terroristas, guerrilheiros, sequestradores e assaltantes de bancos, agora se opõe à anistia aos manifestantes do 8 de janeiro — um contraste que expõe a mudança de discurso conforme a conveniência política.

Falsa toga e cárcere privado expõe e desmoraliza justiça do Distrito Federal

No Sol Nascente, um juiz de paz manteve uma adolescente em cárcere privado. O escândalo da “Falsa Toga” revela a falência institucional e expõe a grave omissão da Justiça do DF diante da violência.

Justiça falha: homem com 10 crimes é preso na rodoviária do DF

*Por Maria Eduarda: Homem já conhecido da polícia e da justiça é preso novamente, desta vez por tráfico de drogas, e caso reforça a crítica à atuação do Judiciário frente a criminosos reincidentes.

Últimas do Radar