O ASSUNTO É

TJDFT reforça regras para participação de menores no carnaval

Publicado em

Diante da proximidade do  Carnaval, a 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) relembra regras que precisam ser observadas em eventos e viagens nacionais e internacionais com crianças e adolescentes.

O cumprimento das normas ajuda a garantir a diversão do público infantojuvenil durante a festividade de modo seguro.

A participação do público infantojuvenil em festas e eventos e os deveres dos produtores, organizadores, pais e responsáveis estão estabelecidos na da 1ª VIJ-DF. Confira as principais regras:

  • É permitido ingresso e permanência de crianças e adolescentes em matinês que terminem até as 20 horas do mesmo dia de início do evento.
  • É permitido ingresso e permanência de adolescentes a partir de 16 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis legais em bailes de Carnaval que iniciem após as 20 horas.
  • Em qualquer situação, crianças e adolescentes devem portar documento oficial de identificação.

Blocos carnavalescos

  • É permitida a participação de crianças e adolescentes até 16 anos incompletos somente se acompanhados dos pais ou responsáveis legais, que deverão portar documento de identificação oficial para fins de comprovação.
  • Adolescentes a partir de 16 anos podem participar desacompanhados dos pais ou responsáveis, mas devem portar documento de identificação oficial.

Trios elétricos

  • Somente adolescentes maiores de 16 anos podem estar nos trios elétricos ou similares.
  • A segurança dos adolescentes que estejam em cima dos trios elétricos e similares deve ser garantida pelo produtor ou organizador do desfile.
  • O promotor, organizador ou responsável pelo evento deverá portar, obrigatoriamente, nos dias de desfiles ou atividades, o alvará expedido pela Administração Regional da Região Administrativa.

Venda de bebida alcoólica

  • Bailes carnavalescos infantis (matinês): proibida a venda de bebidas alcoólicas e tabaco.
  • Bailes após as 20 horas: proibido vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente bebida alcoólica ou, sem justa causa, produtos que possam causar dependência física ou psíquica. Os produtores ou organizadores deverão afixar, em locais visíveis, avisos sobre a norma do artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Além de prever as regras, a 1ª VIJ conta com agentes de proteção da infância e juventude que estarão nos eventos de Carnaval para fiscalizar a entrada e a permanência de crianças e adolescentes.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Qualifica DF Móvel oferece mais de mil vagas para qualificação profissional

O Projeto QualificaDF Móvel segue com as inscrições abertas para a 7ª Etapa com 1.012 vagas. Os interessados neste 3º Ciclo podem preencher o...

Mais Radar

MPDFT no GDF “Mais Perto do Cidadão”; atendimento no Gama

A população terá acesso aos serviços da Ouvidoria, Ouvidoria das Mulheres, Promotoria de Justiça de Defesa da Filiação (Profide) e Núcleo de Atendimento às Vítimas (Nuav).

Homem vítima de fraude em financiamento de veículo deve ser indenizado

O caso teve início quando o condutor, ao consultar o aplicativo de Carteira Digital de Trânsito, constatou lançamento de diversas infrações e débitos em seu nome, referentes a uma motocicleta que nunca foi de sua propriedade.

TJDFT e Novacap unem forças por uma Brasília mais verde

Parceria entre TJDFT e Novacap inicia com plantio simbólico no Viveiro 1 e visa serviços de jardinagem no Fórum de Brasília, promovendo um Distrito Federal mais verde e sustentável.

Caso encerrado: STF arquiva denúncia contra Ibaneis Rocha

O ministro Alexandre de Moraes acatou o parecer da PGR e determinou o arquivamento da investigação contra Ibaneis Rocha, que foi acusado de omissão nos atos de 8 de janeiro. O governador celebrou a decisão e reafirmou sua confiança na Justiça.

Desembargador Belinati prestigia posse de Daniela Teixeira no STJ

Roberval Belinati prestigiou a posse da Ministra Daniela Teixeira no STJ, destacando sua trajetória na advocacia e a nomeação por méritos. A cerimônia reuniu autoridades para celebrar sua conquista no Judiciário.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.