O ASSUNTO É

STF forma maioria contra prisão especial para quem tem curso superior

Publicado em

A vantagem de prisão especial para quem tem ensino superior foi votada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nessa quinta-feira (30). A corte formou maioria pela derrubada da medida.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) questiona o dispositivo do Código de Processo Penal (CPP) que concede o direito. Os votos são no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 334.

Na visão da Procuradoria-Geral, o benefício, previsto no inciso VII do artigo 295 do CPP, “viola a conformação constitucional e os objetivos fundamentais da República, o princípio da dignidade humana e o da isonomia”.

A PGR ressalta ainda, na ADPF, protocolada em 2015, que o “privilégio” “originou-se em contexto antidemocrático, durante período de supressão de garantias fundamentais e manutenção de privilégios sem respaldo na igualdade substancial entre cidadãos”.

Mesmo discordando com a prisão especial, os ministros apontam que os presos podem ser separados, inclusive daqueles com diploma de curso superior, para garantir a proteção da integridade física, moral ou psicológica. A prisão especial foi instituída em 1937, no governo provisório de Getúlio Vargas. 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Fluminense encara Chelsea por vaga na final do Mundial de Clubes

O Fluminense encara o Chelsea (Inglaterra) na tarde desta terça-feira (8), em Nova Jersey, pela classificação inédita à decisão do título. O tricolor é...

Mais Radar

Assassino frio e calculista de Ceilândia é condenado a 23 anos de prisão

O Tribunal do Júri de Ceilândia, no Distrito Federal, proferiu, na última quinta-feira (3), uma sentença que reforça a luta contra a impunidade em crimes violentos.

Bandidos são condenados por fraudes e lavagem de dinheiro no DF

Condenação na Operação Testa de Ferro: 9 criminosos presos por fraudes bancárias e lavagem de dinheiro. Algemados, deixaram o fórum da 1ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Águas Claras com penas de até 56 anos.

Mulher é condenada por homofobia e ameaça com faca em Brasília

Mulher é condenada a pagar R$ 3,6 mil por danos morais em Brasília após ofensas homofóbicas e ameaça com faca a vizinho. Agressões, incluindo jogar água com resíduos, foram comprovadas por depoimentos e registros policiais. Justiça prevaleceu!

STF confirma regra que barra candidatos sem prestação de contas

STF confirma regra do TSE que barra candidatura de políticos sem prestação de contas de campanha, rejeitando ação do PT. Decisão unânime reforça transparência eleitoral e mantém impedimento até o fim da legislatura.

Condenada a 28 anos de prisão, mãe que matou própria filha de dois anos

Laryssa Yasmin é condenada a 28 anos por homicídio qualificado da filha de 2 anos e lesão corporal contra o pai. Jurados reconhecem qualificadoras e prisão imediata é decretada, sem direito a recorrer em liberdade.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.