O ASSUNTO É

MPDFT abre inscrições para seminários sobre acolhimento familiar

Publicado em

A população do Distrito Federal pode contar com mais um projeto do Ministério Público (MPDFT) criado para grupos familiares. Trata-se do seminário “Família é para todas as pessoas – Desafios e perspectivas do Serviço em Família Acolhedora”.

Além do público externo, o conteúdo é destinado a membros e servidores dos MPs que atuam nas áreas de violência doméstica, família, infância e juventude e rede de proteção da infância e juventude.

As pessoas interessadas em participar devem se inscrever por meio de formulário eletrônico até quinta-feira (13). As palestras serão realizadas nos dias 13 e 14 de outubro, na sede do MPDFT. Todos os participantes receberão certificado.

Dentre os temas, além do acolhimento familiar, serão abordados os panoramas nacional e internacional e as experiências de êxito de acolhimento familiar, que já acontecen no país. Será colocado em pauta também estratégias para fortalecer, melhorar e estender o serviço voltado a essa modalidade.

Segundo a promotora de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude Rosana Viegas, o acolhimento familiar é um serviço público de acolhimento temporário de crianças e adolescentes em outra família. A ação se aplica quando elas se encontram com seus direitos violados pela família biológica.

“Garantir a convivência familiar e comunitária de nossas crianças e adolescentes é responsabilidade compartilhada com todos nós: família, poder público e comunidade”, ressalta a promotora.

O propósito dessa modalidade é integrar o jovem novamente na familia ou encaminhá-lo para uma família substituta. Diferente da adoção, a proposta tem caráter provisório e excepcional.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Cícero da Hora: A voz literária da Ilha encantada dos lençóis maranhenses

Cícero da Hora encanta o Reviver de São Luís com sua obra sobre a Ilha de Lençóis, onde a lenda do rei Dom Sebastião e sua corte pulsa na alma dos ilhéus da baixada ocidental maranhense,

Mais Radar

Bandidos são condenados por fraudes e lavagem de dinheiro no DF

Condenação na Operação Testa de Ferro: 9 criminosos presos por fraudes bancárias e lavagem de dinheiro. Algemados, deixaram o fórum da 1ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Águas Claras com penas de até 56 anos.

Mulher é condenada por homofobia e ameaça com faca em Brasília

Mulher é condenada a pagar R$ 3,6 mil por danos morais em Brasília após ofensas homofóbicas e ameaça com faca a vizinho. Agressões, incluindo jogar água com resíduos, foram comprovadas por depoimentos e registros policiais. Justiça prevaleceu!

STF confirma regra que barra candidatos sem prestação de contas

STF confirma regra do TSE que barra candidatura de políticos sem prestação de contas de campanha, rejeitando ação do PT. Decisão unânime reforça transparência eleitoral e mantém impedimento até o fim da legislatura.

Condenada a 28 anos de prisão, mãe que matou própria filha de dois anos

Laryssa Yasmin é condenada a 28 anos por homicídio qualificado da filha de 2 anos e lesão corporal contra o pai. Jurados reconhecem qualificadoras e prisão imediata é decretada, sem direito a recorrer em liberdade.

Pai que matou filho de 2 anos no Paranoá pega 30 anos de cadeia

A sentença, obtida pela 1ª Promotoria de Justiça, não permite que o réu recorra em liberdade, refletindo a gravidade do crime cometido contra a criança.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.