O ASSUNTO É

MPDFT abre inscrições para seminários sobre acolhimento familiar

Publicado em

A população do Distrito Federal pode contar com mais um projeto do Ministério Público (MPDFT) criado para grupos familiares. Trata-se do seminário “Família é para todas as pessoas – Desafios e perspectivas do Serviço em Família Acolhedora”.

Além do público externo, o conteúdo é destinado a membros e servidores dos MPs que atuam nas áreas de violência doméstica, família, infância e juventude e rede de proteção da infância e juventude.

As pessoas interessadas em participar devem se inscrever por meio de formulário eletrônico até quinta-feira (13). As palestras serão realizadas nos dias 13 e 14 de outubro, na sede do MPDFT. Todos os participantes receberão certificado.

Dentre os temas, além do acolhimento familiar, serão abordados os panoramas nacional e internacional e as experiências de êxito de acolhimento familiar, que já acontecen no país. Será colocado em pauta também estratégias para fortalecer, melhorar e estender o serviço voltado a essa modalidade.

Segundo a promotora de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude Rosana Viegas, o acolhimento familiar é um serviço público de acolhimento temporário de crianças e adolescentes em outra família. A ação se aplica quando elas se encontram com seus direitos violados pela família biológica.

“Garantir a convivência familiar e comunitária de nossas crianças e adolescentes é responsabilidade compartilhada com todos nós: família, poder público e comunidade”, ressalta a promotora.

O propósito dessa modalidade é integrar o jovem novamente na familia ou encaminhá-lo para uma família substituta. Diferente da adoção, a proposta tem caráter provisório e excepcional.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Umidade relativa do ar segue abaixo de 15%

Mesmo com o registro de chuvas em algumas regiões administrativas da capital, o Distrito Federal segue com índices de baixa umidade e mantém aceso...

Mais Radar

Caso Adriana Villela: Novo capítulo no julgamento do triplo homicídio em Brasília

Adriana Villela, acusada de matar os pais e uma empregada em 2009, teve sua condenação anulada. O juiz confirmou que as provas do caso seguem válidas, e a defesa tem 10 dias para se manifestar. O processo será reavaliado, e uma nova decisão está por vir.

Caso Hytalo Santos: um alerta sobre a exploração de menores e os limites da lei

A prisão do influenciador Hytalo Santos expõe um debate que ultrapassa a internet: o desafio jurídico, social e ético de proteger adolescentes diante da exploração digital e do choque entre fama, lucro e direitos garantidos pelo ECA.

Assista ao vivo, pelo Radar DF, o julgamento de Bolsonaro no STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2) a partir das 9h, o julgamento da ação penal que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete de seus ex-auxiliares. Acompanhe por aqui em transmissão ao vivo pela TV Justiça:

Bolsonaro sai para exames médicos sob prisão domiciliar em Brasília

Ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o condomínio onde mora, às 9h, para exames médicos no hospital DF Star no Lago Sul, sob prisão domiciliar. Autorizado pelo STF, Bolsonaro é monitorado por tornozeleira eletrônica.

Empresa de leilões é condenada por não entregar produto arrematado a cliente

O 1º Juizado Especial Cível e Criminal do Gama condenou uma...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.