O ASSUNTO É

Justiça volta a permitir reintegração de posse do Aeródromo Botelho

Publicado em

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) voltou a permitir a reintegração de posse, pela Terracap, do Aeródromo Botelho, em São Sebastião, no Distrito Federal.

Na segunda-feira (4), a Justiça tinha determinado a reintegração de posse do espaço até quinta-feira (7). No dia, os donos de hangares no local conseguiram nova decisão para suspender a medida.

De acordo com a determinação do STJ, a estatal pode voltar a tomar posse do espaço. A Terracap não informou se pretende iniciar a remoção das construções imediatamente.

Na decisão que voltou a permitir a reintegração de posse, o ministro Humberto Martins argumentou que que “o ente público concedente possui o título de propriedade e, de consequência, deve ser reintegrado na posse do imóvel”.

De acordo com o ministro, “a grave lesão à ordem pública está configurada, eis que ficou demonstrado relevante dano urbanístico e grande tumulto administrativo”.

A área em São Sebastião possui 81 hectares, três vezes maior do que o Parque Olhos d’ Água, é utilizada para voos não comerciais e dispõe de equipamentos de aviação de pequeno porte.

Em média, a pista, de 1,6 mil m² de comprimento e 23 m² de largura, recebe 550 pousos e decolagens por mês. Os hangares abrigam mais de 200 aeronaves.

Em junho, a 4ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, reconheceu o direito de posse da Terracap e determinou a reintegração de posse, sem pagamento de valores.

Outra opção oferecida pela estatal aos ocupantes foi a assinatura de um Termo de Autorização de Uso a Título Precário e Oneroso.

Projeto prevê a cobrança de R$ 4,54 por metro quadrado de cada hangar ocupado, para regularizar a permanência na área.

A norma prevê o pagamento do valor de forma retroativa, a partir de setembro de 2019. O montante poderia ser pago em até 60 meses.

Porém, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) decidiu suspender esse pagamento, para que possa analisar se o valor estipulado pela Terracap é o mais adequado.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

São Sebastião recebe projeto Defensoria nas Escolas

A quarta edição do projeto Defensoria nas Escolas será realizada em São Sebastião, na segunda (25) e na terça-feira (26), das 9h às 16h,...

Mais Radar

Justiça condena assassinos de menino de 14 anos em Ceilândia

 Justiça condena os responsáveis ​​por morte brutal de jovem de 14 anos e atentado em Ceilândia. Kevin Araújo (foto), Matheus Oliveira e Ingrid Lima somam penas que totalizam quase 90 anos em regime fechado.

Juri condena assassino com 56 anos de cadeia em Samambaia

Crime aconteceu na saída de uma casa noturna em Samambaia, região administrativa do Distrito Federal.  Juninho, um dos líderes do Comboio do Cão, facção criminosa que atua no DF, assassinou a tiros duas pessoas na saída de uma boate. Ontem, ele foi condenado a 56 anos de cadeia.

Tribunal do Júri condena homem por matar a mulher em Santa Maria

A pedagoga Adrielly Thauana Pereira de Carvalho, 29, foi assassinada a facadas pelo marido, Josmar Junior Santos Gomes, 27, No dia do crime, ele se trancou dentro de casa com Adrielly e matou a companheira.

MPDFT recomenda ampliação dos serviços de transplante no DF

Distrito Federal não possui centro transplantador próprio para fígado, coração, tecidos e de medula óssea adulto e pediátrico

Por matar a facadas em Taguatinga mulher pega 18 anos de prisão

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o crime aconteceu na noite do dia 2 de abril de 2023, no Setor M Norte, em Taguatinga/DF. A condenada irá cumprir a pens em regime fechado

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»