Entidades de defesa dos direitos humanos enviaram à 20ª Vara Cível de Brasília uma ação contra o ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet.
Ele é suspeito de fazer comentários racistas e homofóbicos contra o colega Lewis Hamilton. A denúncia foi apresentada na segunda-feira (4) e recebida pela Justiça na última sexta-feira (8).
O prazo dado pelo juiz Felipe Costa da Fonseca Gomes é de 15 dias para o ex-piloto apresentar uma contestação.
O magistrado destacou que “as circunstâncias da causa revelam ser improvável um acordo nesta fase embrionária”. Por esse motivo, também deixou de designar audiência de conciliação.
As entidades pedem indenização de R$ 10 milhões por danos morais coletivos e danos sociais.
Em um vídeo na internet, Piquet usou o termo “neguinho” para se referir ao piloto Lewis Hamilton. Ele também fez uma comentário homofóbico e ofendeu os competidores Keke e Nico Rosberg.
Na publicação Piquet diz: “o Keke? Era uma b… Não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele (Nico), ganhou um campeonato, o neguinho (Hamilton) devia estar “dando mais c…” naquela época e estava meio ruim”.
Sobre as declarações, Piquet disse que os comentários foram “mal pensados”. Ele alegou que o termo é usada de forma coloquial no português brasileiro.
Para as entidades, as declarações ferem “o direito de toda a sociedade de não se ver afrontada por ações dessa natureza, que ofendem a generalidade das pessoas”.