O ASSUNTO É

Justiça determina fim de vagas ociosas para criança em creches do DF

Publicado em

Cerca de 3 mil crianças conseguiram acesso a creches em vagas ociosas, a partir de uma ação da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF). No entanto, recentemente, o Tribunal de Contas do DF (TCDF) detectou a existência de irregularidades no sistema de acesso às creches.

Conforme a pesquisa do TCDF, aproximadamente 5 mil crianças supostamente “furam a fila” de espera. O estudo aponta a existência de vagas vazias em creches, a DPDF ajuizou uma ação na 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF.

A Secretaria de Educação acolheu parcialmente a decisão judicial. Nesse caso, ainda existem vagas à disposição. Por enquanto, foram matriculadas 1.477 crianças em Ceilândia, 755 em Taguatinga, 322 em Brazlândia e 341 no Paranoá. No total, foram preenchidas 2.895 mil vagas.

Segundo o defensor público-geral, Celestino Chupel, as creches proporcionam um ambiente seguro e acolhedor às crianças e permitem que os pais possam trabalhar. Ele lembra que o ambiente “promove o acesso à educação infantil de qualidade para todas as famílias, independentemente da sua renda”.

A chefe do Núcleo de Assistência Jurídica da Infância e Juventude da DPDF, Tatiana Sandy ressalta que diariamente, a defensoria recebe famílias hipossuficientes em busca de creches. “Essa ação é fundamental para protegermos os direitos desse público”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF oferece 1.233 vagas de emprego com estágio de até R$ 2,5 mil

As agências do trabalhador disponibilizam oportunidades para diversos níveis de escolaridade e experiência. O cadastro pode ser feito presencialmente ou pelo aplicativo Sine Fácil.

Mais Radar

Juri condena assassino com 56 anos de cadeia em Samambaia

Crime aconteceu na saída de uma casa noturna em Samambaia, região administrativa do Distrito Federal.  Juninho, um dos líderes do Comboio do Cão, facção criminosa que atua no DF, assassinou a tiros duas pessoas na saída de uma boate. Ontem, ele foi condenado a 56 anos de cadeia.

Tribunal do Júri condena homem por matar a mulher em Santa Maria

A pedagoga Adrielly Thauana Pereira de Carvalho, 29, foi assassinada a facadas pelo marido, Josmar Junior Santos Gomes, 27, No dia do crime, ele se trancou dentro de casa com Adrielly e matou a companheira.

MPDFT recomenda ampliação dos serviços de transplante no DF

Distrito Federal não possui centro transplantador próprio para fígado, coração, tecidos e de medula óssea adulto e pediátrico

Por matar a facadas em Taguatinga mulher pega 18 anos de prisão

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o crime aconteceu na noite do dia 2 de abril de 2023, no Setor M Norte, em Taguatinga/DF. A condenada irá cumprir a pens em regime fechado

Ele pegou 21 anos de cadeia por matar dois irmãos em Sobradinho

Gilmar Alegre de Araújo saiu algemado do Tribunal do Juri para cumprir a pena em regime inicial fechado e não terá o direito de recorrer da sentença em liberdade.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»