O ASSUNTO É

Inadimplentes podem perder a CNH e serem barrados em concursos públicos

Publicado em

A apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do passaporte de endividados inadimplentes foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Além disso, essas pessoas também podem ser barradas em concursos públicos, segundo a decisão, tomada no dia 9 de fevereiro.

Mesmo analisando uma proposta do PT que questionava esse tipo de medida, os ministros decidiram que a medida é constitucional, por 10 votos a 1. O único ministro do STF que votou contrário à decisão foi Edson Fachin.

Além da apreensão da CNH e do passaporte pela justiça, os endividados podem ser proibidos de participar de concursos públicos e de licitações. As penalidades que foram decididas constitucionalmente pelo STF já existiam no Código do Processo Civil como forma de obrigar o pagamento de uma dívida.

Mesmo com a sugestão da nova medida, existem algumas exceções. A ação só pode ser aplicada se não afetar direitos à saúde e à segurança. Além disso, precisam ser coerentes com a irregularidade cometida pelo titular.

No caso de quem usa a CNH para trabalhar, por exemplo, não pode ter o documento apreendido. Para que o documento seja apreendido será necessária uma decisão da Justiça.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rotary Club de Brasília celebra líderes e dá posse a novos membros

Homenagens destacam fundadores do mais antigo clube rotário da capital da República e legado de eternas lideranças em evento que reuniu 80 convidados no salão da Fundação dos Rotarianos de Brasília.

Mais Radar

Juri condena assassino com 56 anos de cadeia em Samambaia

Crime aconteceu na saída de uma casa noturna em Samambaia, região administrativa do Distrito Federal.  Juninho, um dos líderes do Comboio do Cão, facção criminosa que atua no DF, assassinou a tiros duas pessoas na saída de uma boate. Ontem, ele foi condenado a 56 anos de cadeia.

Tribunal do Júri condena homem por matar a mulher em Santa Maria

A pedagoga Adrielly Thauana Pereira de Carvalho, 29, foi assassinada a facadas pelo marido, Josmar Junior Santos Gomes, 27, No dia do crime, ele se trancou dentro de casa com Adrielly e matou a companheira.

MPDFT recomenda ampliação dos serviços de transplante no DF

Distrito Federal não possui centro transplantador próprio para fígado, coração, tecidos e de medula óssea adulto e pediátrico

Por matar a facadas em Taguatinga mulher pega 18 anos de prisão

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o crime aconteceu na noite do dia 2 de abril de 2023, no Setor M Norte, em Taguatinga/DF. A condenada irá cumprir a pens em regime fechado

Ele pegou 21 anos de cadeia por matar dois irmãos em Sobradinho

Gilmar Alegre de Araújo saiu algemado do Tribunal do Juri para cumprir a pena em regime inicial fechado e não terá o direito de recorrer da sentença em liberdade.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»