O ASSUNTO É

Inadimplentes podem perder a CNH e serem barrados em concursos públicos

Publicado em

A apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do passaporte de endividados inadimplentes foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Além disso, essas pessoas também podem ser barradas em concursos públicos, segundo a decisão, tomada no dia 9 de fevereiro.

Mesmo analisando uma proposta do PT que questionava esse tipo de medida, os ministros decidiram que a medida é constitucional, por 10 votos a 1. O único ministro do STF que votou contrário à decisão foi Edson Fachin.

Além da apreensão da CNH e do passaporte pela justiça, os endividados podem ser proibidos de participar de concursos públicos e de licitações. As penalidades que foram decididas constitucionalmente pelo STF já existiam no Código do Processo Civil como forma de obrigar o pagamento de uma dívida.

Mesmo com a sugestão da nova medida, existem algumas exceções. A ação só pode ser aplicada se não afetar direitos à saúde e à segurança. Além disso, precisam ser coerentes com a irregularidade cometida pelo titular.

No caso de quem usa a CNH para trabalhar, por exemplo, não pode ter o documento apreendido. Para que o documento seja apreendido será necessária uma decisão da Justiça.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Emprego no DF: 671 vagas e procura por mão de obra qualificada

O mercado de trabalho no DF está aquecido, com 671 vagas abertas e salários de até R$ 3,5 mil. Porém, a busca por mão de obra especializada virou um tormento, com setores como TI, saúde e construção enfrentando dificuldades para encontrar profissionais qualificados.

Mais Radar

Assassino frio e calculista de Ceilândia é condenado a 23 anos de prisão

O Tribunal do Júri de Ceilândia, no Distrito Federal, proferiu, na última quinta-feira (3), uma sentença que reforça a luta contra a impunidade em crimes violentos.

Bandidos são condenados por fraudes e lavagem de dinheiro no DF

Condenação na Operação Testa de Ferro: 9 criminosos presos por fraudes bancárias e lavagem de dinheiro. Algemados, deixaram o fórum da 1ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Águas Claras com penas de até 56 anos.

Mulher é condenada por homofobia e ameaça com faca em Brasília

Mulher é condenada a pagar R$ 3,6 mil por danos morais em Brasília após ofensas homofóbicas e ameaça com faca a vizinho. Agressões, incluindo jogar água com resíduos, foram comprovadas por depoimentos e registros policiais. Justiça prevaleceu!

STF confirma regra que barra candidatos sem prestação de contas

STF confirma regra do TSE que barra candidatura de políticos sem prestação de contas de campanha, rejeitando ação do PT. Decisão unânime reforça transparência eleitoral e mantém impedimento até o fim da legislatura.

Condenada a 28 anos de prisão, mãe que matou própria filha de dois anos

Laryssa Yasmin é condenada a 28 anos por homicídio qualificado da filha de 2 anos e lesão corporal contra o pai. Jurados reconhecem qualificadoras e prisão imediata é decretada, sem direito a recorrer em liberdade.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.