O ASSUNTO É

Caso encerrado: STF arquiva denúncia contra Ibaneis Rocha

Publicado em

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o arquivamento da investigação que apurava a possível omissão do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), durante os ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

A decisão foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, seguindo o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR).

“Defiro arquivamento deste inquérito em relação às condutas de Ibaneis Rocha”, disse Moraes.

No despacho, Moraes acatou o pedido da PGR, que, considerando que as diligências realizadas não trouxeram elementos que justificassem uma acusação formal contra o governador.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que não há causa para manter a investigação aberta.

Ibaneis Rocha, que chegou a ser retirado da carga por 65 dias após os atos antidemocráticos, celebrou a decisão.

“Sempre confiei na Justiça e na minha inocência. Meu compromisso com Brasília e com a democracia permanece inabalável”, declarou o governador em nota oficial.

A investigação foi iniciada após os ataques de 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF.

O episódio levou à responsabilização de diversas autoridades e à investigação de vários envolvidos.

Com o arquivamento do inquérito, Ibaneis Rocha fica livre de acusações no caso, mas o Judiciário segue analisando processos contra outros agentes públicos e manifestantes ligados aos atos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Bandeira amarela em maio aumenta conta de luz, anuncia Aneel

A agência destacou que o fim das chuvas impacta a geração hidrelétrica, podendo exigir maior uso de usinas termelétricas, que produzem energia mais cara.

Mais Radar

Pai que matou filho de 2 anos no Paranoá pega 30 anos de cadeia

A sentença, obtida pela 1ª Promotoria de Justiça, não permite que o réu recorra em liberdade, refletindo a gravidade do crime cometido contra a criança.

MPDFT no GDF “Mais Perto do Cidadão”; atendimento no Gama

A população terá acesso aos serviços da Ouvidoria, Ouvidoria das Mulheres, Promotoria de Justiça de Defesa da Filiação (Profide) e Núcleo de Atendimento às Vítimas (Nuav).

Homem vítima de fraude em financiamento de veículo deve ser indenizado

O caso teve início quando o condutor, ao consultar o aplicativo de Carteira Digital de Trânsito, constatou lançamento de diversas infrações e débitos em seu nome, referentes a uma motocicleta que nunca foi de sua propriedade.

TJDFT e Novacap unem forças por uma Brasília mais verde

Parceria entre TJDFT e Novacap inicia com plantio simbólico no Viveiro 1 e visa serviços de jardinagem no Fórum de Brasília, promovendo um Distrito Federal mais verde e sustentável.

TJDFT reforça regras para participação de menores no carnaval

O TJDFT reforça regras para a participação de crianças e adolescentes no Carnaval, estabelecendo normas para eventos e viagens. Organizadores, pais e responsáveis ​​devem garantir segurança e respeito à legislação.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.