Atualmente o governo do Distrito Federal não tem tido uma relação das mais amigáveis com as praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, pois algumas promessas de eleições não foram cumpridas.
Hoje é nítida a reclamação dos militares dentro das casernas por causa das estagnações das promoções das Praças (Soldado a Subtenente). Alguns militares questionam de estarem há mais de 6 anos em uma mesma graduação sem progressão em sua carreira.
Na Polícia Militar ainda temos o famoso cabo JURUNA, com mais de 15 anos de caserna e com apenas 1 progressão. No Corpo de Bombeiros também não é muito diferente, onde existem militares com 16 anos de caserna e com apenas 2 progressões em sua carreira ou seja 3º Sgt JURUNA.
A desestimulo de militares que não conseguem mais visualizar um futuro na carreira é notável, a frustração já está sendo sentida nas unidades militares e na ponta da linha em serviços prestado diretamente à população. Muitos chegam até mesmo a desistir da carreira, prestando concurso para outros órgão e alguns até chegaram a pedir para ir embora para a reserva remunerada (aposentadoria).
O fato de militares terem apenas 1 ou 2 progressões já na metade de sua carreira é interpretado como uma derrota para os Policiais Militares e Bombeiros Militares. Hoje constatamos a nítida e triste realidade vivida por estes militares, após 30 anos de dedicação nas corporações estão partindo com apenas 2 ou 3 progressões em suas carreiras, quando na verdade o estado poderia ter proporcionado 5 ou 6.
Este fato atinge diretamente aqueles que estão cheio de energia para ser empregado na prontidão que são os mais modernos, pois já visualizam um futuro igual e desacreditados, pensam até abandonar as corporações.
Uma forma que já vista para corrigir esta distorção é a promoção independente de vaga, pois o militar sabe que terá progressão em sua carreira com 3, 6, 8 e 10 anos, podendo chegar ao topo da carreira de praça com 13 anos, como já existente na Polícia Civil e demais carreiras do GDF.
Essa posição já é vista com bons olhos, pois irá corrigir algumas distorções do passado e gerar mais estímulo na tropa por enxergar um futuro melhor a ser atingido.
Por Bombeiros DF
Postado por Radar/Fonte: Bombeirosdf.com.br