Nesta sexta-feira (25), às 9 horas, o secretário de Turismo de Brasília, que acumula o cargo de presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Jaime Recena, levará para a 82ª reunião ordinária da entidade propostas para fomentar o turismo e alavancar o país em momento de crise. O evento ocorrerá na Sala de Coletiva do Pavilhão de Exposições Anhembi, durante a realização da 43ª Abav Expo Internacional de Turismo, na cidade de São Paulo.
Recena defende o máximo de alinhamentos e troca de experiências entre os representantes estaduais do turismo como forma de impulsionar o Brasil contra a crise. “O turismo organizado e planejado é poderoso instrumento de aceleração e complementação do processo de desenvolvimento econômico e social. Trata-se de uma atividade econômica que possui implicações políticas, sociais, ambientais e culturais, que geram resultado na criação e distribuição de renda, melhorias na infraestrutura, preservação dos patrimônios natural e cultural, aumento da arrecadação de impostos e, muitas vezes, na atração de investimentos externos”, acredita.
Para Recena, o encontro que vai contar com a presença do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, é uma oportunidade de mostrar como o turismo criativo pode ser uma saída para injetar recursos nas cidades apenas com a movimentação turística. “A crise desestimula viagens internacionais, mas pode favorecer o turismo regional e nacional. Sem contar que, com a alta do dólar, o nosso país acaba sendo destino atraente para turistas de fora”, sustenta.
O encontro também será pautado por debates de temas que possam ajudar no alavanque do turismo no fomento econômico. Um deles é a portaria 112, que estabelece regras e critérios para a formalização de instrumentos de transferência voluntária de recursos para o desenvolvimento do turismo; a liberação, com as companhias aéreas, de carga promocional dos estados para exposição em feiras internacionais; credenciamento do maior número de estabelecimentos comerciais no Estado do Rio de Janeiro (junto aos operadores de tax free), visando disponibilizar o serviço de reembolso de impostos ao turista estrangeiro não residente no país; e busca de subsídios, junto ao Governo Federal, para incentivos na redução do ICMS para combustível da aviação.
Na quinta-feira que antecede a reunião, o secretário vai participar da abertura do Congresso Nacional da Agência Brasileira de Agentes de Viagem (Abav) – a maior e mais completa feira do setor nas Américas e no Hemisfério Sul, reconhecida como uma das mais importantes do mundo. Durante três dias, o evento reunirá público profissional qualificado de agentes, operadores e gestores de viagens, expositores de mais de 60 países e compradores convidados – nacionais e internacionais. “O evento reúne 3,5 mil marcas expositoras, 1,2 mil compradores convidados e deve totalizar negócios da ordem de R$ 400 milhões durante a feira e R$ 700 milhões ao longo do próximo ano. Isso mostra que o turismo pode ser uma grande saída para o nosso momento econômico”, defende Recena.
Postado por Radar