O ASSUNTO É

PRESOS DA PAPUDA SÃO INFECTADOS POR SARNA, TAMBÉM CHAMADA DE “PIRA”

Publicado em

A Sesipe (Subsecretaria do Sistema Penitenciário) tenta controlar uma onda de infecções de pele que começou no mês passado entre detentos do Complexo Penitenciário da Papuda. Desde 20 de junho, 692 presos (pouco mais de 5% do total de internos, em três semanas) foram contaminados com sarna e impetigo, doenças de pele que causam, entre outras coisas, coceira e feridas purulentas. Contagiosas, as doenças possivelmente também foram transmitidas aos familiares durante as visitas.

O Ministério Público do Distrito Federal foi alertado sobre a situação e cobrou do governo alguma atitude em relação ao caso. Segundo a Sesipe, todos os detentos foram atendidos e medicados.

“Informamos que estão sendo realizados mutirões de triagem para atendimento aos internos para detectar se há outros casos. O acompanhamento está sendo feito por médicos e enfermeiros que trabalham nas unidades prisionais”, informou a pasta.

O Ministério Público garantiu que fará visitas ao complexo até que o problema esteja solucionado. A Sesipe declarou que não vê motivos para suspender as visitas. “O fato de um grupo de internos estar com doença de pele não significa que os estabelecimentos prisionais estão passando por um quadro de epidemia”, disse.

O governo garantiu que tomará medidas para evitar novas ocorrências desse tipo, como a higienização de celas e orientações médicas aos detentos sobre hábitos de limpeza pessoal.

O impetigo é uma infecção bacteriana, e a sarna é causada por um ácaro. Ambas as doenças são altamente contagiosas e adoram aglomerações.

Um dos presídios mais superlotados do país, o Complexo Penitenciário da Papuda tem capacidade para 5,4 mil presos, mas abriga 13,3 mil.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade das empresas que fazem grande volume de chamadas telefônicas de identificar suas ligações com o...

Mais Radar

Tadeu Filippelli: A força discreta do MDB que molda a política brasiliense

Aos 76 anos, Tadeu Filippelli mantém sua marca na política do DF. Ex-deputado, ex-vice-governador e líder do MDB, segue como articulador influente, mostrando que seu poder vai além de mandatos e cargos formais.

Brasília corre unida: Maratona Monumental 2025 toma a Esplanada

Dias 22 e 23/11: Expo, Monumental Kids e provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km na Esplanada

Saúde amplia rede de atendimento com contratação de mais 33 leitos de UTI

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou ainda mais...

Rota Atividade com Sandro Gianelli lidera audiência matinal no DF

Com linguagem direta e foco em notícias úteis, o programa 'Rota Atividade', com Sandro Gianelli, lidera a audiência matinal no DF, segundo o Ibope. Sucesso na Atividade FM, das 6h às 8h.

Ceilândia se reforça para a “Série D” com novos nomes no elenco

Ceilândia se reforça para a Série D com Tarta, Pepê, Dudu, Tcharlles e o retorno do ídolo Romarinho, maior artilheiro do clube na competição, visando fortalecer o elenco após vitória na estreia e manter o bom desempenho no Brasileiro.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.