O ASSUNTO É

O INFERNO VAI CONTINUAR NA SEGUNDA-FEIRA SE DESEMBARGADOR NÃO DECIDIR SOBRE PEDIDO DE LIMINAR DO ESTÂNCIA QUINTAS DA ALVORADA

Publicado em

1aalvoradddaaaOs moradores do Condomínio Estância Quintas da Alvorada terão dois dias de trégua da truculência do governo Rollemberg neste final de semana. Na segunda-feira, o terror vai continuar com a presença dos tratores da Agefis.

                                                                        

LETRA Odesembargador Flávio Rostirola do Tribunal de Justiça do Distrito Federal ainda não decidiu se acolhe ou não uma ação judicial que pede a abstenção demolitória da Agefis de todas as residências existentes no parcelamento.

O jogo de influência é pesado. Membros do Ministério Público teriam ido ao tribunal para pedir ao desembargador que não concedesse o pedido de liminar que protege as casas existentes do Condomínio Estância Quintas da Alvorada. Os advogados esperavam que o magistrado desse uma decisão até o final desta tarde, mas não aconteceu.

Tudo ficou para a segunda-feira, após o meio-dia, quando inicia o expediente da Corte. A aflição é enorme no meio dos moradores, já que o aparato da Agefis retornará com as atividades demolitórias, no primeiro dia da semana, por voltas das 8 horas.

Com as derrubadas desta sexta-feira, aumenta para nove o número de residências de alto padrão que já foram demolidas até o presente momento. Os prejuízos para os proprietários estão calculados em torno de nove milhões de reais de acordo com o preço do mercado imobiliário da região do Jardim Botânico.

Difícil acreditar, mas o poder de polícia da Agefis alcançou patamares acima da lei. De nada adiantaram os apelos desesperados de moradores diante da arrogância dos agentes do Estado, que impedem o direito de ir e vir.

Durante as operações, ninguém entra, ninguém sai do condomínio. A situação toma contornos insustentáveis. A revolta é geral até para quem não mora lá. “Ninguém sabe se o melhor é recorrer à justiça ou esquecer tudo e sair daqui ou se reage na mesma medida”, disse um morador desnorteado.

O desespero aumenta entre os moradores por que a presidente da Agefis está mandando colocar na fila das prioridades as casas de quem entrou na justiça com pedido de liminar. A ordem de Rollemberg e de Bruna Pinheiro é demolir o imóvel antes que chegue qualquer decisão judicial suspendendo a derrubada. Advogados estão sendo impedidos de entrar no condomínio para atender seus clientes. “Uma baita sacanagem”, disse um deles. Por conta disso, a OAB/DF soltou neste final de tarde uma nota pública de repúdio contra a Agefis.

Da Redação radar

NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO DA OAB  CONTRA A AGEFIS

Brasília, 19/08/2016 – A Seccional da Ordem dos Advogados do Distrito Federal (OAB/DF) vem a público manifestar total repúdio à forma como a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) vem se conduzindo na desocupação de moradias no Condomínio Estância Quintas da Alvorada, no Altiplano Leste, mobilizando um verdadeiro aparato de guerra, repressor e intimidador, com graves violações às garantias do direito de ir e vir expressas pela Constituição a todos os cidadãos.

Sem entrar no mérito da decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) para desobstruir a área em litígio, não se pode aceitar que esse órgão aterrorize os moradores mediante suspensão de fornecimento de água, de energia elétrica e barreiras para impedir o acesso de advogados e o retorno de trabalhadores aos seus lares. Métodos como esses só são aplicados em estados de exceção, comumente se generalizando em crimes contra os direitos humanos.

Cumpre-nos alertar, ainda, para o açodamento que vem caracterizando os atos da agência de fiscalização neste e em outros episódios, causa de insegurança jurídica e desrespeito frontal ao ordenamento jurídico. Não por outro motivo, a Agefis cria obstáculos até mesmo para que a Ordem dos Advogados do Brasil acompanhe o desenlace dessas questões.

A OAB/DF apela ao bom senso das autoridades nas discussões em torno dos problemas fundiários, e informa que adotará as medidas judiciais cabíveis para o respeito dos direitos dos cidadão e das prerrogativas dos advogados.

JULIANO COSTA COUTO
Presidente da OAB/DF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Com jogo da Seleção, DF terá reforço de ônibus nesta quinta (20)

Para atender o público que vai participar do jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo, entre Brasil e Colômbia, no Mané Garrincha, a Secretaria...

Mais Radar

Celina Leão prestigia a ABBP e sai em defesa da “imprensa livre”

Durante a posse da nova diretoria da ABBP, a vice-governadora Celina Leão destacou a relevância da imprensa digital para a democracia e enalteceu a trajetória do jornalista Toni Duarte, que assume a presidência da entidade.

Editorial da Folha critica “canetada” de Moraes contra governador Ibaneis

O editorial da Folha de S.Paulo critica a decisão do STF que afastou Ibaneis Rocha, destacando a falta de provas e a intromissão indevida no Executivo. Questiona a necessidade de maior rigor em medidas excepcionais.

GDF investe na modernização das infraestruturas esportivas

Com foco na reforma de estádios e na ampliação dos sistemas...

Grande show de Carlos Pial agita o Clube do Choro neste sábado (23)

Carlos Pial celebra 30 anos de carreira com "Percurso", show que exalta sua musicalidade única, misturando ritmos e influências maranhenses em um espetáculo interativo repleto de composições marcantes e performances inesquecíveis.

Presidente do SindSaúde é detida em protesto da categoria no Buriti

A presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde do Distrito Federal,...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->