O ASSUNTO É

Izalci Lucas pode ser escolhido vice-presidente do Senado nesta quarta-feira

Publicado em

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), deve ter um lugar de destaque na Mesa Diretora do Senado na posição de primeiro vice-presidente da Casa. Pelo menos é essa a negociação que vem sendo feita pela cúpula do PSDB que deve decidir entre o senador brasiliense e o senador tucano Antonio Anastasia de Minas Gerais. A escolha dos integrantes da alta cúpula do Senado ocorre na tarde desta quarta-feira (06/02)

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Depois da conturbada votação que elegeu no sábado passado Davi Alcolumbre (DEM-AP), como presidente do Senado, os senadores deixaram para esta quarta-feira (06) a escolha do restante dos membros  da Mesa Diretora da Casa.

Os cargos de primeiro e segundo vice-presidente, além de quatro secretários e quatro suplentes, serão eleitos na terceira reunião preparatória do Senado a partir das 15h. O mandato dos novos ocupantes da Mesa será de dois anos.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), um dos principais cabos-eleitorais da escolha vitoriosa de Alcolumbre para presidente da Casa, agora pleiteia dentro do seu partido e fora dele  a vaga de primeiro vice-presidente.

A vaga pertence ao PSDB. Izalci disputa internamente  com o senador e ex-governador de Minas Gerais Antonio Anastasia que também quer o mesmo cargo.

A decisão final pode acontecer até às 14 horas de hoje, uma hora antes do processo de escolha da formação da nova Mesa Diretora do Senado.

Se a decisão da maioria tucana pender para Izalci, o senador Anastasia terá o seu nome indicado pelo partido para o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a mais importante e poderosa comissão temática da Casa.

As atribuições da Mesa do Senado estão previstas na Constituição Federal e no Regimento Interno do Senado.

Na ausência do presidente cabe ao primeiro e ao segundo-vice-presidentes da Mesa substituí-lo, nessa ordem.

Os senadores eleitos para a Mesa integram também a Comissão Diretora da Casa, órgão que trata das questões administrativas, da organização e do funcionamento do Senado.

Além disso, é da responsabilidade da Comissão Diretora dar redação final às propostas de iniciativa do Senado e aquelas originadas na Câmara dos Deputados e alteradas por emendas aprovadas pelos senadores.

A comissão é encarregada ainda do exame de requerimentos de tramitação conjunta de matérias correlatas e de recursos a decisão do presidente do Senado vinculando projetos com conteúdo similar.

Se a indicação de Izalci Lucas se confirmar nesta tarde de quarta-feira, como integrante da Mesa do Senado, o senador brasiliense já chega fazendo parte do alto  clero do Senado da República.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Dupla que matou a tiros em Ceilândia pega mais de 40 anos de cadeia

O crime foi praticado por motivo torpe, decorrente de desavenças relacionadas ao tráfico de drogas e à grilagem de terras.

Mais Radar

ABBP divulga nota sobre eleições municipais no País

A Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) divulgou, nesta quinta...

Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão comemora seus 98 anos

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), a Casa de...

PF prende quadrilha que lavava dinheiro do tráfico internacional

Cerca de 50 policiais federais cumpriram 14 mandados de busca e...

Espaços culturais oferecem opções aos brasilienses

Até este domingo (19), o Espaço Cultural Renato Russo recebe o...

Patrocinado pelo BRB, Gabriel Bortoleto conquista título de F3

O Banco BRB é um dos maiores patrocinadores do esporte no País em diferentes modalidades, entre as quais, o automobilismo.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»