O ASSUNTO É

Ibaneis fortalece Okumoto e exonera Araújo, preso pela operação Falso Negativo da Saúde

Publicado em

O secretário de Saúde, Francisco Araújo e mais seis integrantes da pasta, presos no dia 25 de agosto pela  operação Falso Negativo do MPDFT,  foram exonerados de seus respectivos cargos pelo governador Ibaneis Rocha nesta segunda-feira (15). 

Com a exoneração  de Francisco Araújo, o secretário interino Osnei Okumoto pode assumir  definitivamente, como titular, o comando  da pasta.

LEIA MAIS

Okumoto diz que queda de covid no DF ocorre de forma gradual. “Peço à população que evite aglomerações”

O governador Ibaneis Rocha decidiu exonerar os servidores da Secretaria de Saúde, para colaborar com as investigações que vem sendo feitas pelo Ministério Publico do Distrito Federal.

Deflagrada pelo MPDFT, a operação Falso Negativo apura um esquema de desvio de recursos e fraude em contratos para a compra de testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus e equipamentos para hospitais.

LEIA AINDA

CAINDO NA CONTA! Veja quem recebe auxílio emergencial nesta quarta (16)

O  MPDFT apresentou denúncia na última sexta-feira (11) contra o então secretário Francisco Araújo  e outros 14 investigados. Se a denúncia for aceita pelo Tribunal de Justiça do DF, os acusados viram réus.

Okumoto: Gestão eficiente

Com a exoneração de Francisco Araújo, o secretário Interino Osnei Okumoto pode assumir o comando da pasta definitivamente, segundo fontes do governo.

Okumoto que já foi titular no início do governo, voltou assumir interinamente o comando da pasta no dia 25 do mês passado em meio a crise que atingiu a gestão da Secretaria de Saúde e com a alta dos casos de infectados e mortes provocadas pela pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal.

Nesses poucos dias, como secretário interino, Okumoto deflagou ações mais ofensivas no combate a doença, como as que ampliaram  enormemente o programa Saúde da Família que vai prover a população da fase mais importante, que é a saúde preventiva.

As ações preventivas e o fortalecimento da campanha pelo isolamento emplacadas pelo secretário Osnei tem causado a estabilização da covid 19 no Distrito Federal.

Ele tem a convicção que tal queda nos números de casos passou por ações continuadas como a  contratação e oferta de leitos públicos, de pessoal e de insumos  no combate à doença.

O secretário afirma que o DF está pronto para a  desmobilização gradual desses leitos exclusivos.

“Todos os leitos instalados durante a pandemia serão aproveitados para reforçar o nosso sistema de saúde pública. Com a redução dos casos vamos começar a realocá-los”, disse o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Desde  1º de setembro, há 230 vagas disponíveis, de acordo com a Sala de Situação da Secretaria de Saúde.

O secretário também está focado nas  tratativas  para que a vacina russa Sputnik V, uma das mais adiantadas contra a Covid-19, seja utilizada em teste de imunização  no DF.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Medalha Ernesto Silva nos 60 anos do Rotary Club de Taguatinga

No ponto alto da celebração dos 60 anos do Rotary Club de Taguatinga, o presidente do Rotary Club de Brasília, Toni Duarte, entrega emocionadamente a "Medalha do Mérito Ernesto Silva" à presidente do RC de Taguatinga, Erica Kikushi,

Mais Radar

Tribunal Eleitoral do DF: Cartórios abrem neste sábado para evitar filas

O objetivo é reduzir o acúmulo de pessoas a serem atendidas nos últimos dias antes do fechamento do cadastro eleitoral, que encerra dia 8 de maio

Inscrições para centros olímpicos e paralímpicos serão abertas nesta sexta (3)

As inscrições para as 12 unidades dos centros olímpicos e paralímpicos...

DF é a unidade da Federação em que as mulheres têm a maior remuneração média

De acordo com o 1º Relatório de Transparência Salarial, desenvolvido pelos...

Regras de subsídio ampliam acesso à moradia para população de baixa renda

Um novo ato normativo traz mudanças significativas nos subsídios aplicados aos...

Ibaneis envia reforço do CBMDF em ajuda ao Rio Grande do Sul devastado

O Rio Grande do Sul enfrenta graves inundações devido a intensas chuvas, registrando 29 mortes e 60 desaparecidos. Em um gesto de solidariedade, o governador do DF, Ibaneis Rocha, enviou equipes de resgate e equipamentos para auxiliar nas operações de salvamento.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»