Em conversa com sindicalistas na manhã desta quinta-feira (5), no Palácio do Buriti, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, anunciou a criação de um grupo de trabalho para estudar alternativas de aumento de receitas que possibilitem o pagamento do retroativo referente à última parcela dos reajustes concedidos na gestão passada a 32 categorias de servidores públicos. Com a proposta, o governo assegura que os direitos dos trabalhadores serão preservados.
Caso surjam fontes extras de arrecadação, os retroativos — de setembro de 2015 a setembro de 2016 — serão pagos a partir de 2017. O início do pagamento da última parcela dos aumentos autorizados em 2013 permanece para outubro do ano que vem, medida condicionada à aprovação de um conjunto de projetos de lei protocolados na Câmara Legislativa.
O grupo de trabalho será constituído por integrantes do governo, lideranças sindicais e membros de outras instituições que queiram contribuir com o processo. “Continuamos os diálogos com os sindicatos com o objetivo de retomar a normalidade dos serviços públicos. Avançamos na criação do grupo e, partir da garantia de receitas, construiremos um calendário de pagamento dos retroativos no próximo ano”, afirmou Rollemberg.
De acordo com o secretário de Fazenda, Pedro Meneguetti, a proposta reafirma a intenção do governo em honrar integralmente os benefícios concedidos ao funcionalismo. “Trata-se de um projeto transparente que demonstra que não vai haver calote”, disse.
A proposição surgiu em meio às tratativas com lideranças do Sindicato dos Servidores e Empregados da Administração Direta, Fundacional, das Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades e Economia Mista do DF (Sindser-DF); do Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Tribunal de Contas do DF (Sindireta-DF); e do Sindicato dos Servidores do Departamento de Trânsito (Sindetran).
O encontro ocorreu no gabinete do governador e contou com a presença do chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; do secretário-adjunto de Relações Institucionais, Igor Tokarski; e do secretário-adjunto de Administração, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Alexandre Lopes. O deputado federal Rôney Nemer (PMDB-DF) e a presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão (PDT), também acompanharam a reunião.
Postado por Radar/ Agencia Brasilia