Os amantes de uma culinária diversificada e também das artes manuais poderão apreciar um evento concebido para agradar os moradores de Brasília. Entre os dias 12 e 15 de março, chega no centro da Capital Federal, o primeiro Confeitart, um projeto inédito que contempla palestras, exposições, aulas gratuitas e pagas sobre confeitaria e Patch Art.
Um destaque especial é da presença confirmada do chef Diego Lozano, que comandou a pâtisseria do premiado restaurante D.O.M, de Alex Atala, trabalhou como Chef Pâtissier/Chocolatier da Chocolate World, na Bélgica, e hoje é apresentador do programa
“O Confeiteiro”. Sua participação especial será consagrada com a realização de uma aula show gratuita, no sábado (14), às 19h.
A feira visa unir confeitaria e toda as artes manuais, como costura criativa, feltragem, bordado tricô e amigorumi. Na área gastronômica, os visitantes poderão conhecer queijos premiados da Serra da Canastra, cachaças artesanais, tuc tuc com adega climatizada, contendo vários rótulos de vinhos e espumantes, doces árabes, palha italiana, balas de brigadeiro, crumble de banana. Além disso, o evento tem um pezinho na Itália, com a presença dos doces típicos, como cantucci, amaretti, torrone, crostata, baccio di dama, brutti ma buoni e suspiros tradicionais, de menta e frutas vermelhas.
A programação gratuita e aberta ao público inclui ainda aulas sobre harmonização de vinhos, receitas, empreendedorismo, queijos premiados, ovos de Páscoa, dicas de mesa posta, slow food, bem estar e modelagem de pasta americana.
O evento, que tem como tema páscoa, fará uma homenagem a doceira e poetisa, Cora Coralina, com a concepção de um museu sobre a vida dessa personalidade que tinha paixão pela gastronomia.
A solenidade também foi concebida com um cunho social. Três projetos sociais estarão presentes como a Farofinha Solidária. Máscaras da Imunidade e Naninhas do Bem.
Todos os produtos serão produzidos durante a feira e doados aos hospitais da Rede Pública de Saúde do DF, asilos e creches sociais.
As idealizadoras do Confeitart contam que o formato do evento foi estudado por seis meses. “Esse foi idealizado desde setembro, unindo nossas paixões. Nos conhecemos através da FIC Brasile, em 2017, e estamos juntas mostrando nosso amor pela gastronomia, desde então. A intenção é promover a 2ª edição desse evento, nesse segundo semestre”, explicam as chefs Ana Cláudia Morale e Kézia Pimentel.