O ASSUNTO É

Cigarro eletrônico faz o mesmo efeito de 20 cigarros por dia

Publicado em

O fumante brasileiro consome em média 17 cigarros “convencionais” por dia, segundo um levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Uma pesquisa publicada neste ano mostra que quase um em cada cinco brasileiros de 18 a 24 anos usaram o cigarro eletrônico pelo menos uma vez na vida.

A comercialização do produto é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Cada vez mais recebo no meu consultório jovens de 16 a 24 anos que usam esse produto e têm uma taxa de nicotina no organismo equivalente ao consumo de mais de 20 cigarros por dia”, relata a cardiologista Jaqueline Scholz.

Segundo a diretora do Ambulatório de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração (InCor), o cenário é preocupante em relação ao apelo desses dispositivos, especialmente entre os adolescentes e os jovens adultos.

A também professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) analisa que “nosso país tinha uma taxa de iniciação do tabagismo muito baixa entre adolescentes, mas vemos que essa política está em risco agora”.

De acordo com a especialista, desde o surgimento das primeiras versões há cerca de 20 anos, esses aparelhos sempre se promoveram com base no argumento de que seriam menos danosos à saúde.

Por não ter combustão e não produzir fumaça, esses dispositivos seriam supostamente mais seguros.

Essas informações serviram de base para vender o cigarro eletrônico em muitos países como uma espécie de “redução de danos”, ou um tratamento para indivíduos que desejavam parar de fumar, lembra a cardiologista.

Para a médica, não existem estudos científicos suficientes para dar suporte a tais afirmações . Toda a publicidade é voltada a conquistar novos usuários.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF terá primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo

O primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo do Distrito Federal foi anunciado pelo governador Ibaneis Rocha, nesta quarta-feira (2). O espaço será dedicado...

Mais Radar

Ações educativas no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da inclusão e da segurança no trânsito, com foco especial nas necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Celina Leão prestigia a ABBP e sai em defesa da “imprensa livre”

Durante a posse da nova diretoria da ABBP, a vice-governadora Celina Leão destacou a relevância da imprensa digital para a democracia e enalteceu a trajetória do jornalista Toni Duarte, que assume a presidência da entidade.

Editorial da Folha critica “canetada” de Moraes contra governador Ibaneis

O editorial da Folha de S.Paulo critica a decisão do STF que afastou Ibaneis Rocha, destacando a falta de provas e a intromissão indevida no Executivo. Questiona a necessidade de maior rigor em medidas excepcionais.

GDF investe na modernização das infraestruturas esportivas

Com foco na reforma de estádios e na ampliação dos sistemas...

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.