A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) definiu um esquema especial de segurança para a partida entre Flamengo e Corinthians pela Supercopa. O jogo será realizado neste domingo (1º), às 16h, no Mané Garrincha.
O planejamento está formalizado por meio de um Protocolo de Operações Integradas (POI), que orienta a atuação coordenada das forças de segurança, órgãos públicos e empresas privadas envolvidas no evento.
A abertura dos portões está prevista para as 12h, com público estimado em 71 mil pessoas. O monitoramento contará com cerca de 600 câmeras exclusivas do Centro de Comando e Controle da Arena BRB.
A ação é integrada às câmeras do Programa de Videomonitoramento Urbano, acompanhadas pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).
Na área externa, será instalada uma cidade policial, reunindo representantes das forças de segurança e de diversos órgãos públicos para acompanhamento em tempo real da operação.
Ocorrências serão encaminhadas à 5ª Delegacia de Polícia da Polícia Civil do DF. No DF, o monitoramento ocorre de forma integrada entre as forças de segurança e outros 31 órgãos, incluindo instituições e agências dos governos local e federal.
“É motivo de satisfação ver Brasília sediando mais um grande evento do esporte. O Distrito Federal está preparado para sediar competições desse porte, com as forças de segurança atuando de forma integrada com diversos órgãos para garantir uma realização segura e organizada. A expectativa é de um evento tranquilo, com participação da população sem intercorrências relevantes e com impactos pontuais e controlados no trânsito”, destacou , Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.
As imagens são transmitidas em tempo real para o Ciob e, a partir daí, distribuídas ou disponibilizadas para as dez centrais de monitoramento remoto instaladas nas unidades da PMDF.
As câmeras instaladas são de alta resolução (2MP e Full HD) e auxiliam no monitoramento de todo o evento.

