Em mais uma ação da campanha de combate ao racismo, a seleção brasileira vai utilizar um uniforme inteiramente preto no amistoso contra Guiné, no dia 17 de junho. O jogo acontece em Barcelona, na Espanha. O protesto é preparado pela CBF, especificamente para este jogo.
A medida é adotada pela CBF, após os ataques racistas feitos contra Vini Jr no fim do mês passado, em Valencia. Nessa semana, a Confederação confirmou também o amistoso contra a Espanha, em março de 2024, que terá como lema a frase “uma só pele”.
O uniforme preto será utilizado no primeiro tempo. Depois do intervalo, a Seleção volta com a camisa tradicional amarela. As roupas são da coleção de goleiros. Essa foi uma alternativa encontrada para driblar a falta de tempo para produzir novos modelos.
Nas últimas semanas, a CBF promoveu a campanha “com racismo não tem jogos”, em partidas do futebol nacional. Depois de Guiné, o Brasil enfrentará Senegal, no dia 20, em Lisboa, Portugal. A Seleção segue sendo comandada pelo técnico interino Ramon Menezes.