Os dois gols de vantagem conquistados no jogo de ida lá na Ilha do Retiro foi o que ajudou a salvar o São Paulo na noite dessa quinta-feira (1°). A partida contra o Sport foi para dar muita dor de cabeça ao torcedor, que não se conformou com a derrota do tricolor em casa, por 3×1.
Mesmo recuado, o time da casa conseguiu abrir o placar em um contra-ataque, com trocas de passes perfeitas, tabelinha de Luciano e finalização de Michel Araújo. No entanto, a ilusão do torcedor tricolor foi se esvaindo no segundo tempo. Como estava atuando muito na área do São Paulo, o visitante conseguiu furar a defesa e empatou, deixando o placar agregado em 3×3.
O mais irônico para a torcida tricolor, é que o Sport empatou o jogo nos acréscimos finais, em uma jogada de escanteio. Nesse momento, o torcedor rubro-negro se alegrou e os quase 50 mil são-paulinos entravam em pânico, porque agora, a decisão seria nas penalidades máximas.
E como o futebol tem dessas, em uma sequência precisa, os donos da casa acertaram as cinco cobranças, enquanto os visitantes erraram duas. O nome do jogo? O goleiro Rafael, que não só defendeu um dos pênaltis, como também salvou o São Paulo em defesas espetaculares durante a partida.
Em uma análise básica, ficou nítido que o time tem muito o que melhorar. Mesmo passando de fase, a invencibilidade de Dorival Jr foi interrompida ontem, em um jogo que parecia já estar ganho.
Agora, oito clubes ainda seguem em busca do título da Copa do Brasil. No caso do tricolor do Morumbi, essa seria uma taça inédita, já que é o único título que o São Paulo não tem na estante de troféus.
Dos classificados, Bahia e América-MG também ainda não tiveram esse gostinho. A galeria de campeão conta com Grêmio (cinco títulos), Palmeiras (quatro), Flamengo (quatro), Corinthians (três) e Athletico (um).
Os confrontos da nova fase serão definidos por sorteio na sede da CBF, e as datas básicas dos jogos estão marcadas para os dias 5 e 12 de julho. O título atual da Copa do Brasil pertence ao Flamengo.