A Liga Espanhola de Futebol, conhecida como La Liga, lançou uma campanha de conscientização ao racismo nas redes sociais. A medida se deu após os ataques mais recentes contra o atacante brasileiro Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid.
A entidade esportiva criou um canal de denúncias para que os torcedores enviem fotos ou outras formas de identificação de criminosos responsáveis por atos de injúria racial dentro de estádios.
Vini foi alvo de mais um caso de racismo, na partida contra o Valencia, no último domingo (21). Desta vez, as ofensas aconteceram no estádio Mestala. O jogo chegou a ser paralisado por cerca de oito minutos no 2º tempo por causa de gritos de “macaco” em direção ao brasileiro.
Em quatro peças em espanhol, inglês e português, a La Liga lançou a campanha #JuntosContraORacismo, e declarou: “Existe uma pequena porcentagem de racistas no nosso futebol, e não cabem nos nossos estádios”.
Quatro pessoas foram presas nesta terça-feira (23), suspeitas de pendurar um boneco do atacante brasileiro em uma ponte, como se ele estivesse sendo enforcado. O caso ocorreu em janeiro deste ano, na véspera do confronto entre Atlético de Madrid e Real.