Dentre os três finalistas do prêmio Puskás 2023, o atacante Richarlison é um dos destaques. O titular da seleção brasileira disputa o troféu de gol mais bonito do torneio com o lance que protagonizou na estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar, diante da Sérvia.
O craque brasileiro concorre no Fifa The Best contra o francês Payet e o polonês Marcin Oleksy, que tem uma perna amputada.
Em janeiro, a instituição havia divulgado uma lista com 11 jogadores, e os lances foram submetidos a uma eleição combinando votos dos fãs no site da FIFA. Os finalistas foram anunciados nesta sexta-feira (10). O prêmio será entregue na cerimônia do The Best, marcada para o dia 27, em Paris.
O lance que coloca Richarlison como candidato ao troféu ocorreu na vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Sérvia, na primeira rodada da Copa. Esse foi eleito o gol mais bonito do Mundial.
“Eu já tinha feito um desse pelo Fluminense e outro parecido pelo Everton. Tive a chance de fazer um gol de tesoura novamente e acho que foi um dos gols mais bonitos da minha carreira, porque foi na Copa do Mundo e em um jogo difícil para nós” lembra Richarlison.
O vencedor do Puskás acontece pela votação dos fãs no site da Fifa e das escolhas de um painel de especialistas. Foi montado um Top 3 dos gols mais bonitos diante da lista de 11 lances. Quem soma mais pontos leva o troféu.
Richarlison se tornará o terceiro brasileiro a faturar o Puskás, caso leve o prêmio. Assim, ele se junta a Neymar, vencedor em 2011, e Wendell Lira, em 2015. De forma consecutiva, também seria o terceiro atleta do Tottenham a ganhar o troféu.