O atual medalhista de ouro do Campeonato Brasileiro de Karatê 2022 é o varredor do Distrito Federal Renato Santos, de 25 anos. Ele foi campeão na categoria de 22 a 31 anos, na modalidade faixa verde e roxa.
A competição aconteceu no dia 15 de outubro, no Ginásio Internacional Newton de Faria, em Anápolis (GO).
O jovem, que começou a praticar o esporte em novembro de 2019, já ganhou nove medalhas de ouro e três pratas. A rotina do atleta é dividida entre o trabalho e os treinos. Além disso, o carateca é patroninado pela empresa a qual trabalha, a Sustentare Saneamento.
O atleta representa uma academia na M Norte, mas treina em um clube de luta na Asa Sul, assim que termina o expediente 6h às 14h20.
“Minha primeira competição foi em 2020 e a minha colocação foi o 4º lugar. Depois de um tempo, comecei a treinar com o meu atual técnico, Alberto Azevedo, que é atleta da seleção brasileira, e com o trabalho desenvolvido conquistei nove ouros e três pratas nas competições”, conta Renato.
Ele ficou em primeiro lugar também no Open Nacional do esporte, na mesma categoria, no início do mês.
“O meu sonho, agora, é participar da Copa do Brasil de Karatê, da Confederação Brasileira (CBK), e da seletiva para fazer parte da seleção brasileira, que acontecerá no ano que vem”, conta o campeão.